Assoprar é considerada uma habilidade motora oral muito importante para o desenvolvimento da fala, do sistema respiratório e para a capacidade de mastigar e engolir os alimentos. O post de hoje da coluna Papo de Pedagoga escrito pela Professora Denise Ferreira fala justamente sobre isso!

 




 

Quando pensamos em assoprar, logo vem à mente a ideia de diversão ou comemoração, pois usamos essa habilidade em velas de aniversário, bolinhas de sabão, para encher balões…

 

Essa “ginástica respiratória” exige que se coordene a ação muscular e respiratória ao mesmo tempo, o que acaba ajudando também no desenvolvimento do esquema corporal e importantes funções neuromotoras nas crianças.

 

 

O ato de assoprar requer uma forte musculatura das bochechas, mandíbula, lábios e língua. Essa habilidade nem sempre estará presente no primeiro ano de vida, mas com dois anos a criança deverá estar apta a assoprar suas velinhas de aniversário!

 

 

Que tal ajudar os pequenos a aprender a usar essa habilidade brincando?

Assopre o canudo e veja o foguetinho subir! Essa fofa e divertida brincadeira usa materiais simples para desenvolver a importante habilidade de assoprar.

 

 

Para fazer o foguetinho você precisa de:

1 impresso do foguetinho  —>Clique aqui e imprima >>Impresso Foguetinho  

1 canudo de refrigerante com um lado flexível

½ canudo um pouco mais largo que o outro (para se colocado dentro do outro)

Fita adesiva transparente ou colorida

Tesoura

 

 

Construindo o foguetinho

  • Decore com os pequenos o impresso do foguetinho e recorte-o.
  • Fixe o canudo mais grosso na parte de atrás do foguetinho com a fita adesiva, fechando o buraco que ficará acima do foguete, para segurá-lo de maneira que o canudo mais fino encaixe e pare dentro dele.
  • Coloque o canudo mais fino dentro do mais grosso com o lado flexível para baixo.

 

 

E está pronto pra decolar, é só assoprar e se divertir!

Se a criança tiver dificuldade para conseguir soprar, fique perto dela para dar segurança e incentivá-la. Aos poucos e com seu apoio ela vai conseguir!

 

 

Através de experiências brincantes como assoprar o foguetinho, estimulamos a criança a desenvolver a habilidade de assoprar, além de auxiliar no desenvolvimento da percepção, noção sobre si mesma, a descobrir suas potencialidades e o prazer que essas pequenas conquistas proporcionam.

Isso é aprender brincando!

 

 

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente trabalha como professora do Fundamental I. É autora do Blog,    Instagram e Facebook  Papo da Professora Denise.

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz