tabela de limpeza semanal

Muitas meninas me pedem para ajudá-las com dicas de como começar a montar a sua tabela de limpeza semanal adaptada à sua rotina, já que a que eu já postei para vocês AQUI é específica para a minha casa e o meu dia-a-dia. No post de hoje darei algumas dicas de por onde começar para ter a sua tabela de limpeza semanal também!

 




 

Por onde eu começo a criar a minha tabela de limpeza semanal?

O primeiro passo para criar a sua tabela é pegar um papel ou até abrir uma planilha no Excel e listar TUDO que você tem que fazer na sua casa, como por exemplo, varrer a casa, lavar banheiro, limpar fogão e a cozinha, tirar o lixo, e etc.

 

Feito isso você terá uma lista com todos os afazeres domésticos, e agora precisa organizá-los de acordo com os dias da semana, e é aí que entra o individualismo de cada pessoa. Se você trabalha fora, se só tem o período da noite e os finais de semana, se é dona de casa em tempo integral, se trabalha e estuda só tem os finais de semana, se tem ajuda, se não tem, e etc.

 

Antes de iniciar a divisão por dias da sua tabela de limpeza semanal, separe dessa lista inicial as tarefas mais pesadas e que levam mais tempo para ser feitas, como lavar banheiro, faxinar a cozinha, etc. Essas tarefas você pode colocar apenas uma ou duas por dia, ou seja, no dia que lavar o banheiro não vai faxinar a cozinha e etc, dessa forma você otimiza seu tempo e não morre de tanto limpar tudo em um dia só.

 

Separou as tarefas pesadas? Hora de organizar sua tabela.

Quantos dias tem por semana pra se dedicar à limpeza? O ideal é pelo menos de segunda à sexta fazer alguma coisinha, e se trabalha fora, deixar o mais pesado para a sexta e sábado, ou distribuir durante a semana também. Por aqui eu optei por deixar o pesado para a quinta e sexta-feira, mas no meu caso tenho esse tempo livre durante o dia todo.

 

Não existe uma regra de como deve ser feita essa divisão, por exemplo, se você tem 3 banheiros em casa, não precisa lavar todos em um dia, a não ser que queira. A tabela de limpeza semanal também pode ser organizada de forma que cada membro da família tenha a sua tarefa a realizar, separada por cores ou então uma tabela para cada pessoa. Eu sou uma pessoa suspeita pra falar, pois amo tabelas e faço para tudo!

 

Quem me segue por aqui já conhece a minha tabela de limpeza, mas se você quiser vê-la novamente ou conhecer, basta clicar NESSE LINK.

 

Espero ter tirado todas as dúvidas de vocês sobre como elaborar a tabela, eu garanto que a vida é outra depois de ter sua tabelinha presa na geladeira, onde você pode ver tudo o que tem que fazer e não apenas olhar para a casa e se descabelar pensando que tem tanta coisa por fazer e nem saber por onde começar.  Esse esquema da tabela faz com que sua casa se mantenha sempre limpa e organizada e nunca mais você vai passar aquele dia de cedo até a noite limpando casa e acabando morta de cansada, assim sobra tempo pra curtir também as coisas boas da vida.

 

Um super beijo, e até a próxima!!

 

 

 

Compartilhe

Comentários

Deixe uma resposta