Se tem uma coisa que eu amo fazer é amamentar, e todos sabem que a Mãe que amamenta não dorme direito, e isso é fato. Eu nunca consegui compartilhar cama com a Julia, pois sempre acordei moída no outro dia, então tooda noite hora que ela chorava eu ia lá no quartinho dela, dava tetê e ela dormia de novo.

Tudo correu super bem até que ela fez 8 meses, e entrou na crise da angustia da separação. Ela simplesmente acordava 6-7 vezes na noite, a cada 30 minutos, dia após dia e isso foi me fazendo ficar acabada. Conversei com o pediatra dela pois já estava desesperada e sem saber o que fazer, e ele me orientou a fazer o desmame noturno da Julia, disse que aos 8 meses, os bebês já não mamam mais durante à noite por fome, mas sim por hábito e por não saberem adormecer sozinhos sem o peito. Decidimos tentar.

 




 

A forma que ele me orientou à fazer o desmame pode ser considerada um absurdo para muitas mães, e até pra mim em alguns momentos foi questionável, mas hoje, vi que foi um processo pelo qual ela precisou passar e eu também para amadurecer. Não obtive sucesso sozinha, e desde já aviso que sem o apoio do marido é quase impossível conseguir, tive ajuda também de uma super amiga, a Carol do INSTAGRAM @desenvolvimentoinfantil, que é especialista em sono do bebê, ou seja, fui orientada por profissionais a fazer o desmame.

Pois bem, todos me orientaram, marido tava do meu lado, tava certa do que eu queria, bora começar. Primeiro dia: Fiz a rotina do sono que já contei como é AQUI, e expliquei pra Julia que ela já era grande e que à partir daquele dia, não iria mais ter tetê antes de ser dia lá fora. Ela mamou no peito e dormiu como de costume, e aí depois de algum tempo acordou. Seguindo a orientação do pediatra peguei meu banquinho, coloquei do lado do berço, expliquei pra ela que agora ela ia aprender a dormir sozinha e sem tetê, chequei fralda, dei água… E ela continuou chorando (claro). Quando já fazia uns 30 min que estava ali ao lado, comecei a me questionar sobre se isso realmente era o que eu queria, se ela estava sofrendo, que eu era uma péssima mãe e comecei a chorar junto. Meu marido intercedeu e disse que eu tinha que ser forte, que isso era necessário para nós duas. Energias recompostas, Juju chorou no total por 1h20, e então dormiu, exausta. E então essa foi a primeira noite que ela dormiu “inteira” desde que nasceu. Se me questionei por ter sido pelo choro, sim, mas depois me conformei que ela ia aprender e logo não choraria mais.

A primeira semana se arrastou com muito choro, mas a cada dia que passava, o tempo do choro reduzia pra 1h, 40 min, 20min até que uma noite ela dormiu novamente em 5 min! Sentei ao lado dela, expliquei como fazia todas as noites, dei água, deitei ela e ela se aninhou no protetor de berço, que é o naninha dela e dormiu. Esse foi meu primeiro dia feliz do desmame. Tive certeza de que estava no caminho certo.

O tempo foi passando, Juju acordava uma ou duas vezes apenas, tomava água e dormia, até que quando fazia umas 3 semanas que tinha iniciado, ela dormiu a noite inteira sem acordar. Até assustei quando acordei no outro dia e não me lembrava de ter ido ver ela, mas estava tudo bem, o processo foi concluído, Julia estava desmamada.

Se eu me arrependo de algo? Não. Se eu indico para as outras Mães fazerem? Sim, desde que esteja plenamente decidida a fazer e que realmente te incomode acordar várias vezes na noite. Mas uma coisa deve ser feita sempre: consulte seu pediatra e tenha a autorização e apoio dele para fazer, pois cada bebê é de um jeito e o que foi recomendado para a Julia pode não ser para seu filho. Se eu faria novamente? Sim. Se me senti uma péssima Mãe? Não, pois isso faz parte da educação e do desenvolvimento dos nossos filhos, e um dia, seja com 8 ou 18 meses ele vai ter que desmamar durante a noite e então teremos que enfrentar tudo isso.

Minha maior dica para quem for fazer é: seja forte e não desista. Se você desistir um único dia, eles vão saber que conseguem o que querem, e o processo poderá não funcionar mais. Amo minha filha mais que tudo nesse mundo, e sei que fiz o melhor pra ela, hoje ela continua saudável e feliz, e há meses não mama mais à noite. Valeu a pena.

 

 

Compartilhe

Comentários

  • Jacqueline Lino Cavalcante disse:

    Aí amiga… Tô nesse processo… Só que eu não queria… Tô fazendo pq não aguento mais… 🙁 meu baby tem um ano e dois meses

  • Fernanda disse:

    Quanto tempo demorou o desmame noturno?to passando por isso …e to angustiada ja faz 3 semanas tem noite q é uma beleza outras um caos meu baby tem 1 e 6 anos 🙁

  • Adla ganam disse:

    E o que vc fez c a producao de leite? Eu tenho muito leite ainda. Tentei 1 fds ficar longe pq tava trabalhando e quase morri de dor no peito. Nao secou nada.

  • Maiara Sbardelatti disse:

    Minha Isabela completou 1 ano neste sábado, 15/07/2017. Acorda em média 6 vezes durante a noite, meu esposo e eu estamos exaustos. Já tentei desmamá-la em outras oportunidades mas sempre fracassei, inventava desculpas para me justificar como: “agora ela está doentinha”, “agora está muito frio”, “agora ela está em fase de adaptação na escolinha e precisa mamar”…
    Amanhã iremos na Pediatra e pretendo iniciar o desmame pra valer, até porque eu já perdi muito peso.
    Bom saber que você teve sucesso!
    Obrigada

  • Gabriela disse:

    Olá meninas Boa tarde!
    Meu filho tem 2 anos e 3 meses e so queria saber se mamar comer que é bom nada a noite nao me deixava dormi so no peito meu peito ja estava ferindo entao resolvi desmamar hoje foi a segunda noite ele chorou por 1hr e alguns minutos eu chorei juntoe partiu o coraçao mas to tentando ser forte outra vez tentei e fracassei acabei sedendo p ele.
    Mas lendo agora os depoimentos me sinto mais encorajada.

  • Stelly disse:

    Olá Mamães. Estou no 2 dia do desmame por aqui. Ontem foi bem difícil. .. ja hoje foi maravilhoso. Ocorreu tudo bem. Menos choro e sono tranquilo sem peito… Estou tão feliz.

  • camila disse:

    Olá, estou lendo matérias para começar o desmame. Ainda me dói o coração, preciso de apoio psicológico para continuar, mas estou extremamente esgotada em ficar 1 ano e 4 meses sem dormir por conta dessa hábito noturno. O texto foi muito bom, vou tentar hoje a noite! Vamos ver como será! Obrigada

  • Lívia disse:

    Admito q parei de ler o texto no “chorou, no total, por 1h:20”. Isso definitivamente não é pra mim. Meu bebê vai fazer 1 ano e ainda acorda à noite.

  • Tânia disse:

    Olá* Começamos ontem o desmame noturno por indicação da Pediatra. Quando dão água, tiram o bebé do berço, ou dão com o bebé mesmo deitado? Beijos a todas

  • Natali disse:

    Oi, eu consegui!!!! Muito Obrigada! Já faz 2 meses que ele parou de mamar, eu estou super feliz. Em compensação estou grávida de 4 meses kkk e não sabia. Um beijo para todas, e que vocês através desse post consigam também!

  • Kellen disse:

    Minha filha tem 1 ano e 2 meses e tenho esse problema de cama compartilhada e acordar na madrugada para mamar. Será que eu conversando com ela já irá compreender?? Tbém pareço um zumbi por ela não dormir direito. E ela não pega mamadeira. Só mama no peito.. Já tentei até dae outros leites pra ver se ela acostuma durante o dia mas não teve jeito. Não sei o que faço.

    • Liara disse:

      A mesma coisa acontece comigo! Minha filha tem 1 ano e 2 meses, mama muito durante o dia e a noite, acorda várias vezes chorando durante a noite pra mamar, dorme na minha cama e não aceita nenhum tipo de leite! Tô exausta de tanto acordar a noite

  • Camila dos Santos Valmorbida disse:

    Oi.. ela ainda mama antes de dormir? meu filho nao mama mais durante o dia, mas mama nates de dormir e durante a noite.. e agora quero tirar todas as mamadas. Ele usa meu peito só de bico pra dormir, pq não quer mais a chupeta e não aceitou nenhum tipo de leite, nem em mamadeira, nem em copos…

  • Cida disse:

    Me ajudou muito, minha bb ja está com 1 ano e 11 meses, não estou aguentando mais as mamadas d madrugada ( 2 a 3x) comecei ontem, instintivamente agi parecido com o que vc escreveu…que bom que estou no caminho! Espero ser forte para conseguir até o fim.

  • Andressa Maia disse:

    Minha filha tem 1 ano e 8 meses, e aqui fazemos o sistema de cama compartilhada. Mas meu corpo não tem mais suportado dormir de todo jeito e acordar tanto à noite. Resolvemos aqui iniciar o desmame noturno e começamos ontem. Ela só dormiu depois de 2h30 de birra, conversa, água, brincadeira, música e no fim dormiu de exausta. Estou me sentindo a pior mãe de todas, como se tivesse abandonado-a. É muito bom ler seu relato e ver que funcionou. Nos traz esperança de que estamos no caminho certo. Gratidão por dividir sua experiência!

  • Rafaela disse:

    Estou passando exatamente pela mesma coisa, na mesma angústia da separação e na segunda noite do desmame. Confesso que está sendo muito difícil. Ontem ela demorou 1:05h chorando, hj foi 1:20h. Tomara que dê certo, tem noite dela acordar 10, 11 vezes, estou um zumbi. Me sinto uma péssima mãe vendo ela chorar assim. 🙁

  • Fabiana disse:

    Amei o post! Só me responda uma coisa: vc tirou também a mamada d antes de dormir? Ou só as mamadas da madrugada e continuou antes de dormir? Obrigada

  • Flavia disse:

    Meu filho tem 8 meses desde os 6 ele passou a acordar de 1 em 1hr pra fazer meu peito de chpeta. Hj ele acorda umas 4x em 1hr, estou exausta pensando e desmama lo a noite, ele nao quer comer comida por causa do peito.

    • Vivianne disse:

      Estou na mesma situação, minha filha está com um aninho, a dois dias decidi desmama lá devido ao baixo peso pois ela não quer comer só querendo peito, estou sofrendo horrores por ela, mas é necessário.

  • michelle disse:

    Oiiii!!! Comecei por aqui o desmame noturno… Meu bebe tem 10 meses, e fazia cama compartilhada, só dormia balançando e mamava a noite inteira me mordendo. Tem três dias que ele dorme no berço, não balanço mais pra dormir, apenas deito ele no berço e dou tapinhas no bumbum, o problema é ele ficar deitado, pq ele só quer ficar em pé, e isso levar hrs, ainda acorda muito a noite, as vzs tiro ele do berço pra acalmar. O que eu estou fazendo errado? Me ajude por favor!!!

  • Sílvia disse:

    Estava beirando o desespero quando achei seu blogue. Meu filho tem 1 ano e 4 meses e hoje a pediatra me disse que seria bom tentar o desmame noturno pelo fato de ele acordar de duas em duas horas durante a noite, nem ele nem eu dormimos direito há alguns meses e, em todas elas ele fica revezando os seios e choramingando. Nada de uma noite de sono tranquilo. Meu problema maior? Como meu esposo trabalha viajando, resolvemos fazer cama compartilhada desde ele novinho, só que agora não sei como agir. .. Será que consigo aplicar esse método com ele? Como devo fazer? Por onde começo?
    Por favor, me ajude!

    • Jenny Francia (Mamãe Amélia) disse:

      Olá Silvia, eu acredito que o desmame fazendo cama compartilhada é mais complicado. Acho que primeiro deve adaptar ele a dormir na caminha dele e continuar amamentando, e depois de algum tempo iniciar o desmame noturno. Não faça os dois de uma vez pois vai ser uma mudança muito grande pra ele. Converse com seu pediatra sobre o que ele acha do assunto e acredito que ele dará ótimas dicas para que tenha sucesso!! Espero ter ajudado!! Muita paciência, confie em você!! Beijos

  • Denise disse:

    Oi!! Já li e reli seu post algumas vezes até criar coragem de iniciar o desmame da minha filha, e ontem comecei. A Laura tá com 1 ano e três meses e vinha mamando a noite inteira, como acho que meu leite já diminuiu ela ficava trocando de peito e choramingando o tempo todo, daí nem eu dormia nem ela mas me faltava coragem pra começar. Confesso que não foi tão difícil assim a primeira noite… Ela mamou e coloquei ela no berço acordada às 23:20 e como era de se esperar ela chorou muito mas só por meia hr. Acordou às 4:35 mas voltou a dormir assim que eu deitei ela novamente. Depois acordou as 6:20 e não voltou a dormir, tentei de todas as formas daí as 7:20 peguei ela é amamentei e ela voltou a dormir . Aí ficou minha dúvida, posso amamentar pela manhã? Será que isso atrapalha o processo??? Me ajude por favor!!!

    • Jenny Francia (Mamãe Amélia) disse:

      Claro que pode!! Aqui, a Juju só podia mamar hora que ficasse dia! Ela provavelmente de manhã já estava com fome, então vc fez certinho!! PArabéns!! Bjs

  • Ana disse:

    Olá! Ler o seu relato de sucesso me da mais coragem! Eu também vou entrar no desmame noturno do meu bebe que agora tem 8 meses. Pra ser sincera dos 5 aos 7 ele mesmo parou de pedir de madrugada, dormia mamando as 20, mamava de novo as 23 e depois ia direto até as 7. Com 7 meses pegou uma virose e parou de comer, aí voltou a mamar de 3 em 3 horas e não perdeu mais o costume, mesmo agora comendo normalmente! :/
    Sou fracote pro sofrimento dele… 🙁
    Mas vou conseguir!
    Qual era o horário da sua ultima mamada?
    Bjos

  • Celma disse:

    Nossa pra mim esta sendo mto doloroso,comecei a desmama no domingo, entao meu filho acordou as 2 hrs da manha e so voltou a dormir as 10 hrs da manhã, viajo com meu esposo sempre (caminhoneiro) e obviamente meu filho dorme comigo, ele tem 1 ano e 11 meses, decidi desmamar pq ele estava chupetando mto para dormir, mas desde que tirei ele do peito, começou a ficar revoltado, chora mto mto mesmo, ele nao mama nenhum tipo de leite e nao pega mamadeira, choro sempre qdo ele fica desesperado or causa do mama, nossa amei cada segundo que o mamentei, nao tenho palavras para descrever esse sentimento, sinto saudades de ficar com ele, fiquei em casa desde domingo onde ele dormia com minha mae, mas hj tive que viajar com ele novamente, que tortura ver ele assim, nao posso pegar ele no colo que ja começa a enfiar a mão no peito, bom espero que pase logo essa fase, pq é mto doloroso essa fase.
    😢😢

  • gabriella disse:

    Irei começar hoje o desmame da Isa (14 meses) e farei tudo 100% intucional, rs espero que consiga, faz tempo que eu (nem ela) sabe o que é dormir uma noite inteira. Adorei seu relatório, espero ter sucesso também.

    • Jenny Francia (Mamãe Amélia) disse:

      Boa sorte!! Bjs

      • Jeh disse:

        Eh realmente muito difícil para nós q amamentamos parar de fazer em algum momento e principalmente quando vemos o BB chorando e pedindo nós sabemos oq.. Imagine então para o BB q não conhece outro tipo de hábito e ainda terá de ser apresentado à novas formas de fazer.. Por esse motivo é preciso q mesmo sem a ajuda do pai (em muitos casos) é preciso q nós tenhamos paciência e intuição para fazer da melhor forma e no tempo tanto do BB quanto no nosso aqui estou tentando mas estou indo com calma e sei q vai dar certo! Adoro ler esses posts me ajudam muito beijão a todas nós mães e mulheres guerreiras!

  • Ana Carolina Tavares disse:

    Oláaaa, sigo você pelo insta, e a primeira vez que entro aqui no seu site, simplesmente estou encantada. Minha filha tem 8meses, janta super bem, mas acorda depois de uma hora, ja tentei varias vezes o desmame noturno, mas toda vez que ela começava a chorar vinha na minha cabeça as mesma dúvidas que a sua, faltava uma palavra amiga, um incentivo a mas, e foi oque eu achei aqui no seu pôster e nos comentários. Vou tentar mas uma vez!!

  • Melina Ruiz disse:

    Bom dia
    Minha filha acorda de 5 cinco a sete vezes a noite…o pediatra dela disse para fazer o desmame ontem pela primeira vez todas vezes que acordou tomou agua e dormiu Mamou as seis da manhã ultima mamada onze meia da noite, tenho duvida em relação a dar chá posso?

    • Jenny Francia (Mamãe Amélia) disse:

      Claro que sim!! Mas é melhor dar água pra ela perder o hábito de “comer” na madrugada. Bjs

      • Flavia hallows disse:

        Olá
        Estou muito desesperada. Meu bebê de 9 meses acorda a cada 1 ou 2 horas a noite toda apenas pra chupar meu peito. Não aguento mais estou depressivo. Vou tente fazer o desmame. Minha sogra vai me ajudar. Qdo minha bebe acordar eu devo pegar no colo e fazer dormir sem peitô no começo ou deixo ela no berço chorando até dormir ? Vou tentar dar água tbm. Eu não troco a fralda dela durante anoite será q isso está prejudicando o sono dele tbm? De dia ela come bem mas não dorme bem. Apenas um só ninho de meia hora. E agora ela está muito irritada por conta dos dentinhos q está pra narcer. Obrigada

  • Denise disse:

    Nossa, mamãe Amélia, comecei a fazer o desmame sexta-feira, aproveitando o carnaval que podemos acordar um pouco mais tarde, qnto sofrimento, apesar do apoio do marido, o sentimento de fracasso nos consome. A Marina acordou as 3 e meia e chorou até 5 e 50. Quase cedi, mas fui forte, Na noite anterior dormiu a noite inteira, acho que estava cansada, agora rumo a 3ª noite, firme e forte por um proposito maior. Beijos

    • Jenny Francia (Mamãe Amélia) disse:

      Força querida!! É muito dificil a primeira semana, mas não ceda…seja forte!!! Vai dar certo, te garanto. Ofereça água pra ela… Bjos e se precisar pode manda email.

  • Ana Paula Ana disse:

    Oi primeira vez que entro aqui e me deparo com um assunto que também está me deixando sem dormir, minha filha no começo dormia a noite inteirinha agora com 8 meses acorda várias vezes pra mamar e quando tento colocar ela no berço ela chora, nesses dias bem quentes ela quer ficar grudada em mim. Fico exausta mais nunca deixo ela dormir comigo sempre fico na poltrona e quando consigo coloco no berço. Gostei muito do seu post, assim que ela passar com a pediatra vou conversar com ela pra tentar resolver isso. Adorei seu blog, pelo IG comecei te seguir essa semana muito bom tbm, Parabéns e sucesso pra você, bjos!!! Obrigada

Deixe uma resposta