Fazer uma boa faxina não é tão simples quanto parece, certo? Se a gente não se organizar, não damos conta de fazer tudo que é preciso e acaba tudo começado e nada finalizado. Eu adoro fazer a faxina de final de ano, que é aquela onde limpamos cada pedacinho da nossa casa e fica tudo arrumadinho para o próximo ano que se inicia. Então, pensando nisso preparei essas 10 dicas para se fazer uma mega faxina perfeita:

1) Se organize!

Não adianta você simplesmente acordar um dia e achar que vai conseguir fazer tudo de uma vez só. Divida em partes e em dias. A mega faxina precisa ser feita com calma, cômodo por cômodo da casa. Eu gosto de fazer um cômodo por dia.

 

2) Comece pelo interior dos móveis

Nunca limpe por fora antes de limpar por dentro. Eu gosto de começar pelo quarto, pelo guarda-roupas. Depois  de limpo e organizado por dentro, limpe por fora, depois os cantinhos do teto, os rodapés e por último o chão.

 

3) Doe o que não usa, Jogue fora o desnecessário

Um dos principais objetivos da faxina de final de ano é renovar. Olhe para suas coisas e veja tudo o que não usou o ano todo e doe para quem precisa. Geralmente tem muita coisa velha também para se jogar fora. Não crie drama, desapegue. Novas coisas chegarão no lugar.

 

4) Não se esqueça dos pequenos detalhes da limpeza

Sabe aquelas coisas que não limpamos nunca? Aquele lustre, aquele cantinho do armário, os rodapés, as paredes mais encardidas. Tudo isso precisa ser limpo pelo menos uma vez ao ano, então mãos à obra!

 

5) Aproveite para organizar papéis

Sabe aquela gaveta onde a gente coloca todas as contas e a papelada? Aproveite para colocar em ordem, separe por pastas e faça pacotinhos das contas separados por ano para guardar, assim quando der o prazo de 5 anos você pode jogar tudo fora.

 

6) Não se importe em usar força ou produtos eficazes

Pelo menos uma vez por ano precisamos nos entregar à faxina e esfregar as coisas que sempre vamos deixando pra lá. Existem produtos mais poderosos também que podem nos auxiliar nessa tarefa. Arie as panelas, limpe os cantinhos das formas, limpe detalhes dos eletrodomésticos com palito de dente.

 

7) Não tenha pressa de acabar

A faxina de final de ano aqui em casa dura umas 2 semanas. Organize o tempo apenas para que ela termine antes do ano novo.

 

8) Mude coisas de lugar

Ta aí uma coisa que eu adoro fazer. Depois de passar o ano inteiro olhando pra tudo no mesmo lugar, acho uma delícia mudar as coisas, reorganizar espaços, dar uma nova cara para um cantinho. Acredite, faz a diferença.

 

9) Faça com amor

Não faça essa faxina como obrigação. São as suas coisas, a sua casa. Cuide de tudo com carinho, e vai ficar tudo muito mais gostoso.

 

10) Se dê um presente quando acabar tudo!

Depois que a casa estiver impecável, tudo limpo e arrumado, vá até uma loja e compre um presente para você e um para a casa. Pode ser um vasinho de flor, um objeto de decoração, qualquer coisa para dar um toque especial na sua casa e mudar o ambiente. Acredite, vale a pena!!!

Compartilhar:

 

8
Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

newest oldest most voted
Renata
Visitante
Renata

adorei

Isabel
Visitante
Isabel

Amo suas dicas… cheguei a me inspirar em sua tabela de faxina semanal, mas como eu faço faculdade de manha e trabalho na agencia do minha e do marido na parte da tarde, tem dia que chegamos em casa tao tarde q so da pra tomar banho e apagar… mas ja coloquei em pauta suas dicas pra eu consegui fazer tudo…. Continue assim que voce nos inspira e nos ajuda e nos manter organizadas… bjos grande e Feliz Natal e um otimo 2016 cheia de inspirações pra voce e sua familia…..

Juliana
Visitante
Juliana

Decidi, inspirada por pessoas como você, que vou inaugurar um novo ano em minha vida exatamente HOJE (01/06/15 – estou meio atrasada, né! rsrsrsrs)

Assim, seguirei a organização que você propôs para a faxina do fim do ano já!

Tem Beleza Na Rede .
Visitante
Tem Beleza Na Rede .

Precisando de uma urgente!!!! Vou tomara coragem ahahahha

Luciana Jaloto
Visitante
Luciana Jaloto

Sempre faço uma faxina de final de ano, mas esse ano como estou com uma bebê de 4 meses, estou me sentindo esgotada e sem ânimo nenhum de começar a fazer, mas agora depois de ler essas dicas me deu uma boa animada! Estou amando esse blog! ♥