Olá Amelietes, tudo bem com vocês?

Só quem já passou por uma cesárea sabe que antes do parto ficamos super inseguras sobre o que vem pela frente, então encontrei essa matéria na Revista Crescer e achei super bacana dividir com vocês.

 

Apesar de o parto normal ser a melhor opção para o bebê nascer, há mulheres que, pelo bem da sua saúde e a do filho, têm de fazer uma cesárea. Por ser uma cirurgia, esse tipo de parto tem algumas particularidades. Saiba quais são elas para não se assustar na hora – e nem depois.

1. De olhos bem abertos
Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor.

2. Vão colocar uma sonda em você…
…mas não se preocupe! É logo depois da anestesia, então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia.

3. Puxa-empurra durante o parto
A anestesia vai fazer com que você não sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, você pode ter algumas sensações. Na hora em que o bebê vai nascer, o médico faz força para posicioná-lo e ajudá-lo a sair e você pode sentir umas mexidas. Mas nada de dor!

4. Você pode ficar enjoada
Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar náuseas e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. Ele vai pegar uma veia sua antes da cirurgia e é por ali que vão entrar os medicamentos necessários para corrigir qualquer alteração no seu metabolismo. O mal-estar pode surgir também depois do parto.

5. Tem algo queimando aqui?
Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.

6. Será que fiquei com as pernas abertas?
Antes da anestesia, você fica com as pernas abertas para que logo depois seja colocada a sonda. Como o cérebro decora a última sensação antes da anestesia, pode parecer que as suas pernas continuam abertas durante a cirurgia. Mas é só uma impressão, porque assim que a sonda está no lugar certo, os auxiliares fecham as pernas da paciente.

7. Leve tremedeira
Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que você pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Os médicos sabem disso e, por isso, sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação. Fique tranquila, porque passa rápido!

9. Coceira no nariz
A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h. Se for muito intensa, o seu médico pode receitar medicações adequadas para cessar o desconforto.

10. Inchaço nos pés e nas mãos
Com o acúmulo de líquidos que acontece no seu organismo durante a gestação, é normal que você fique inchada nos primeiros dias depois do parto, principalmente nos pés e nas mãos. Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente nas mulheres que tiveram parto cesárea, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana, você começa a desinchar, mas repouso e drenagem linfática podem ajudar.

11. Sua pressão pode cair ao se levantar
O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.

12. Mais remédios
Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

13. Um passo de cada vez
Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso. E dirigir… somente após 20 dias do parto. Se você pratica exercícios mais localizados, volte aos poucos e só depois de dois meses.

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Virna
Virna
6 anos atrás

Tive minha bebê há 7 meses de parto normal, teve que ser induzido com aquele comprimido que coloca no colo do útero para ajudar a dilatar pois eu estava com dores e contrações mas zero dilatação mas aí falei pra médica do meu desejo pelo parto normal e ela me ajudou no que ela pôde…dóóóóói como falam mesmo, mas é uma experiência fantástica que eu repetiria quantas vezes fossem necessárias…ela nasceu numa quarta feira, sexta antes do meio dia estava em casa, sábado eu estendia as roupinhas dela no varal…minha mãe e sogra falavam: “viu você acabou de ter bebê lembra???”
Não me arrependo um segundo…li muito, me preparei muito, super condenava a cesárea, mas só quem passa pelo parto normal pra entender que talvez não são todas que aguentem, não são todas que aguentam a ansiedade de esperar a hora e depender da “natureza”…então mudei meu conceito totalmente…parto normal é maravilhoso, mas nenhuma mulher é menos mãe se pariu de cesárea!

Jamille
Jamille
6 anos atrás

Eu tive dois partos cesárea e não me arrependo… tremi (mas o tremor é por conta do efeito da anestesia que está passando) … quando levantei também fiquei tonta, mas isso tudo é normal (visto que é um cirurgia), mas em casa eu fazia de tudo… e meus pontos não tiveram nada (super tranquilo a cicatrização) … eu sou estudante de enfermagem (não sei se isso ajudou), mas eu não tive do que reclamar.
Se tivesse outro filho, queria ter normal apenas pra saber como é a sensação … mas como já tive duas cesáreas, se tivesse o 3 filho não poderei mais ter normal.

Bianca Maffei
Bianca Maffei
7 anos atrás

Eu fiz cesarea e achei que fosse morrer após o parto, eu tremia igual vara verde, não conseguia nem dar mama pro meu filho. As dores então, horríveis não gosto nem de lembrar. Até hoje minha barriga ainda dói um pouco e eu já tive o bb a um mês e meio. Se eu tiver outro filho, com toda a ctz do mundo vou querer o parto normal! Bjks

Taiana Costa
Taiana Costa
7 anos atrás

Fiz cesárea há dez anos atrás e não tenho do que reclamar, foi tudo tranquilo!! Não senti nenhum tipo de dor, meus pontos foram bem cuidados. No dia seguinte ja dei banho no meu filho e nos dias decorrentes também. Se ficar grávida novamente irei fazer esse tipo de parto. Se puder faz um post sobre parto normal também, pois tem uma série de malefícios. Bjcas

Vanelle
Vanelle
7 anos atrás

Tive que fazer cesária porque a médica disse q eu poderia ficar uns dias até entrar em franco trabalho de parto, pois eu nao sentia as dores de forma constante…regular. Mas a recuperação é horrível, se tiver uma próxima gestação, quero mto um parto normal! Se Deus permitir