Lavar roupas, tá aí aquela tarefa que toda dona de casa precisa fazer, várias vezes por semana inclusive! No post de hoje, trago para vocês 7 dicas de como lavar roupas de uma forma eficiente, que proteja os tecidos e claro, seja prática!

 



 

1) Separe as roupas

Essa dica é tão básica, mas muita gente ignora. Primeiramente é importante separar as roupas por cores e tipo de tecido fazem toda a diferença na hora da lavagem. Separar as cores é importante para evitar manchas, pois existem tecidos que soltam cor. Quem nunca teve uma peça que manchou as outras que atire a primeira pedra! rs Separar os tipos de tecido também é importante, você não vai querer lavar aquela sua camisa de seda super delicada com uma calça jeans né?

 

2) Verifique se há manchas

Quando estiver separando as roupas, já vá olhando se há alguma mancha que precisa de cuidados especiais para pré-lavar ela antes de colocar na máquina. Existem no mercado hoje em dia produtos específicos para esse tipo de lavagem e que são muito eficientes!

 

Imagem: Pinterest

 

3) Os produtos que vai usar fazem a diferença

Por falar em produtos, sim, eles fazem a diferença. Não é por acaso que temos produtos mais caros e mais baratos na prateleira do supermercado. Quando pensamos em como lavar roupas, uma das partes mais importante é saber escolher quais produtos usar. Aqui em casa eu gosto muito por exemplo de sabão líquido (para evitar aquelas manchas que o em pó causa), amaciante concentrado (que sim, compensa quando você compara com o tradicional), tira manchas em pó (que deve sempre ser ativado com água quente) e gel pré lavagem, para aquelas manchas mais resistentes. Lembrando que faz sim a diferença usar produtos para roupas brancas e coloridas.

 



 

4) Botões e Zíperes fechados

Essa é uma regra que vai, além de cuidar das suas roupas, cuidar da sua máquina de lavar. Se eles ficam abertos podem riscar o cesto e até quebrar dependendo do material que ele for feito. Fora que fica bem mais prático também na hora de pendurar no varal se já estiver tudo fechadinho.

 

5) Confira os bolsos

Quem nunca colocou uma calça ou shorts para lavar com um papel ou até dinheiro dentro do bolso? O problema é que a gente só descobre depois, quando fica papel picado em mil pedaços grudado por todo lado nas outras roupas. Um segredinho? Eu sou a rainha de pular essa etapa e sempre me arrependo depois disso rsrs, então fica a dica!

 

6) Pendure as roupas assim que terminar a lavagem

Não é importante apenas saber como lavar roupas, mas como lidar com elas depois que são lavadas também! Pendurar as roupas assim que sua máquina termina a lavagem faz com que elas não fiquem muito amassadas e facilita inclusive o momento de passar! Aquela dica de sempre chacoalhar a roupa antes de colocar no varal também super funciona, e pendurar algumas peças já no cabide faz com que elas nem precisem ser passadas depois dependendo do tecido.

 

Imagem: Feepik

 

7) Secar na sombra é sempre melhor

Para concluir, essa é uma dica de ouro! Secar as roupas na sombra faz com que elas permaneçam macias após secar, não estraga os tecidos e mantém as cores vivas por mais tempo. O sol é inimigo principalmente das roupas escuras e coloridas, pois desbota os tecidos. Toalhas de banho também costumam ficar mais ásperas se forem secas no sol, então se possível, seque tudo na sombra!

 

Espero que essas dicas de como lavar roupas te ajude por aí, e se tiver mais alguma, compartilha com a gente aqui nos comentários! Vamos amar saber os seus truques também!! Se quiser saber sobre minha máquina de lavar roupas, tem vídeo dela AQUI.

 

Nos vemos ainda essa semana em mais um post!!

 

Um super beijo, e tchau!!

Jenny

 

 

Compartilhar:

 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.