Todos sabemos que a rotina é super importante para qualquer bebê, desde o nascimento, pois os mantém calmos e certos do que está por vir. Aqui em casa, sempre prezei muito isso, procurando sempre fazer as coisas na mesma ordem e geralmente no mesmo horário.

11 Blogs e 11 Segredos é um projeto criado por mães que compartilham diariamente, através de seus blogs, as experiências que a maternidade proporciona à mulher, os anseios, desejos, alegrias, emoções e dúvidas. Selecionamos 11 temas que serão desenvolvidos semanalmente e é com imenso prazer que o Clube da Fraldinha serve de sede para a semana inaugural do mesmo. São 11 blogs conceituados e conhecidos na blogosfera. Esperamos que gostem, hoje falamos sobre A IMPORTÂNCIA DA ROTINA.

Conheça os Blogs envolvidos e deixe seu comentário, essa coluna vai ao ar toda terça-feira em um Blog diferente.

Mães Brasileiras

As crianças precisam seguir um horário fixo para aumentar assim a sua confiança e segurança. Hábitos simples de repetição ajuda a manter seu equilíbrio emocional e é a base, para o desenvolvimento saudável. A rotina quando iniciada nos primeiros anos de vida de uma criança, ajuda no sono, na alimentação e mais tarde, a respeitar os limites, ter a confiança para conseguir o quer de forma responsável… Gostaria muito de ser mais organizada, mas não fui criada com rotina e organização. Foi com muito sacrifício que aprendi a criar rotina para meus filhos. Hoje sei a importância e a falta que me fez não ter crescido em um lar com rotina e disciplina.

O Portal Mães Brasileiras é feito por mães reais para mães reais. Falamos de assuntos diversos relacionados a maternidade. Duas mães em diferentes situações, experiências vividas, mas com único sentimento “Amor Incondicional”. Conheça o blog.

Roteiro Baby

Adultos, muitas vezes, têm necessidade de quebrar a rotina “para variar” porque nos entediamos com as repetições. As crianças, no entanto, são o contrário: elas precisam de repetições para aprenderem a lidar com o desconhecido e se sentirem mais seguras ao perceber que o dia a dia acontece de uma forma organizada e previsível. E é claro que uma certa flexibilidade também deve fazer parte dos planos de quem pretende proporcionar uma rotina saudável às crianças.

O Roteiro Baby compartilha dicas diárias, no site e nas redes sociais, sobre o que há de mais interessante entre os lançamentos do mercado nacional e internacional de produtos materno-infantil, além da reflexões sobre a maternidade e a programação cultural/familiar de Brasília. Conheça o Blog.

Letícia Dream Baby

Aqui em casa a rotina demorou pra entrar em ação! Eu sempre soube de sua importância, mas achava tão difícil colocar em prática! Ainda mais por viajarmos tanto e mudarmos não só de ambiente como também de fuso-horário. As coisas só começaram a funcionar quando o Ben já tinha quase 3 anos e começou a estudar de manhã, pois quando ele estudava a tarde voltava da escola e pegava no sono ainda no carro, logo às 17h30 o que atrapalhava demais o sono da noite. Tive que mudar a minha rotina e a do meu marido para conseguirmos fazer o melhor pra ele. Agora ele dorme mais cedo e até temos um tempinho pra nós dois, conseguimos ver filmes ou séries juntos antes de irmos dormir. Por mais difícil que pareça (pois não é toda família que tem facilidade) vale muito a pena instalar uma rotina na vida da criança, desde bebê. Além de saudável para eles, tudo fica melhor entre o casal.

Leticia Dantas escreve em seu blog Leticia Dream Baby, que traz informações e inspirações para mães além de muitas dicas sobre a Disney. Conheça o Blog.

Criançaria

A rotina é algo que deve ser levado bem a sério. É como se fosse uma orientação que a criança aprende a ter desde pequena. Embora seja um pouco mais complicado ter uma rotina muito certinha quando as crianças ainda não estão na escola, é bom ter um horário para o banho, para dormir, acordar, brincar e comer. Minhas filhas sempre tiveram, por natureza, o hábito de dormir tarde. Para consertar a rotina delas, optamos por colocar as duas na escola de manhã. Assim, conquistamos uma rotina mais saudável e com melhor aproveitamento do tempo. Mas também acredito que as exceções são essenciais para o bom funcionamento das regras! Quebrar a rotina muitas vezes pode ser bom e proveitoso e nas férias, tiramos férias da rotina também!

Bela Aires é advogada e mãe de duas princesas de 4 e 7 anos. Desde que se tornou mãe passou a ter um interesse ainda maior por todo o universo materno e/ou infantil. Assim, surgiu o Criançaria, um site onde ela divide suas experiências e muitas informações! Conheça o Blog.

Mamãe de Casa

Confesso que rotina nunca foi meu forte antes de ser mãe, e isso não mudou depois que o Gustavo nasceu. Tento ao máximo manter um padrão nos nossos horários mas, ele mesmo não segue nenhum padrão. Tenho certeza que isso prejudica parte do nosso dia a dia já que, por vezes, ele não dorme de manhã, vai dormir na hora do almoço, come no meio da tarde e bagunça toda a janta… Pra mim é bem difícil manter uma rotina. Nesse quesito peco e muito. Sei da importância dela e tento seguir a risca, ao menos, na hora de ir pra cama… mas é uma batalha diária!

O blog Mamãe de Casa foi criado pra dividir o dia a dia de uma mãe em tempo integral, cheia de expectativas, dúvidas, sonhos e medos, mas com muita disposição para aprender é bastante humor para escrever.. Criação com apego é a minha filosofia! Conheça o Blog.

Mãe Fora da Caixa

Para conseguir estabelecer uma rotina a palavra chave é organização! Através da minha experiência como mãe, percebo que a rotina é importante desde o início, quando ainda são recém-nascidos, até sempre. Com rotina, os bebês e as crianças sentem-se mais seguros e tendem a ser mais tranquilos. Se você quer ter uma família feliz e saudável, a rotina é realmente um ponto importante de ser cuidado e respeitado. Com a rotina estabelecida não são só os filhos ganham, nós mães (e pais) também ganhamos muito, pois além de conviver com os filhos, ainda conseguimos nos organizar para curtir e conviver com o marido com e sem as crianças. Entretanto, quebrar a rotina de vez em quando também é algo super saudável e importante para a família!

Sou Thaís e escrevo junto com a Gabi o Blog Mãe Fora da Caixa. Nosso blog fala para mulheres que pensam além da maternidade. Escrevemos para vocês, mães, que empenham-se com amor para criar e educar os filhos, mas que também valorizam e conseguem apreciar tantas outras coisas na vida. Conheça o Blog.

50 Tons de Mãe

Eu sou amiga número 1 da rotina! Depois que Arthur nasceu então, qualquer mudança já causa estranhamentos! Rs! Tudo aconteceu de acordo com meu instinto materno e deu muito certo. Ter rotina ajudou no sono (ele dorme a noite toda desde 4 meses), na hora de comer, no relacionamento dos pais… Além disso tudo, a rotina faz com que a criança entenda que há momento certo para tudo e o resultado disso é um relacionamento mil vezes mais harmonioso!

Confira essa e outras dicas relacionadas às aventuras e desventuras da maternidade no blog. Conheça o Blog.

Clube de Duas

Se eu pudesse dar uma dica para as mamães de primeira viagem, seria: crie uma rotina para seu filho desde os primeiros dias e mantenha. Com a rotina a criança tem segurança e sabe o que vai esperar a seguir, se vai comer, dormir ou brincar. Sem falar que dá apoio aos pais para saber do que a criança reclama: se é fome, sono ou dor. Tive a oportunidade de criar meu filho mais velho sem rotina e o mais novo numa rotina certinha. Com certeza tive muito mais dificuldade com o mais velho, e chegou um momento que ele era uma criança irritável, dormindo, acordando e comendo na hora que queria. Tive mais dificuldade de inserir uma rotina com quase um ano de idade, mas foi a melhor decisão que tomei para nós dois. Falei um pouco sobre o assunto aqui.

Sou Thieli, empresária e mãe de dois, escrevo o blog Clube de Duas há 5 anos com minha irmã, um blog divertido, dedicado a Lifestyle, moda e maternidade. Conheça o Blog.

Clube da Fraldinha

Rotina aqui em casa é tudo. Tudo de bom pro Théo, que compreende que cada coisa tem seu momento, que tem hora para comer, hora para descansar, e não a hora que ELE quer. Isso seguramente vai refletir num futuro próximo ajudando na concentração, organização enraciocínio. E tudo de bom pra mim, pois cumprindo um cronograma doméstico eu tenho calculado qual é o tempo que eu terei disponível para desempenhar outras funções.

O Clube da Fraldinha trata dos mais diferentes e variados temas ligados à gestação e à maternidade. Falamos de decoração, festas, cuidados, dia-dia, produtos, comportamento, educação, higiene, lazer e muito mais. Entrevistas com mães famosas, programação infantil, dicas de viagens e colunas profissionais são nossos destaques. Conheça o Blog.

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dayanne
7 anos atrás

Olha já cansei de receber críticas, mas eu amo a rotina com a minha filha, deixa ela muito tranquila, e nós dá (a mim, ao pai, aos avós) muita segurança pois através dela conseguimos identificar os sinais dela (sono, fome, dor, tédio). Minha rotina com ela segue a regra alimentação/ banho que tem horários definidos o que leva o sono a ter mais ou menos hora para acontecer tbm, o que dá tempo para poder fazer as coisas em casa e da faculdade.
Não conheço a maioria dos outros blogs vou visitá – los.

jaqueline
jaqueline
7 anos atrás

Li os comentários acima e visito mais o blog papo de mamae amélia ainda não conheço os outros blogs, vou contar um pouco da minha experiencia com os meus filhos que hoje já são adultos, que eu me lembre meus filhos não me davam muito trabalho, eles tem 2 anos de diferença um do outro tenho três filhos, quando tive o segundo filho achei que não iria dar conta sozinha então coloquei o meu filho com apenas 2 anos em uma escolinha perto de casa, mais um dia quando estava no parque ele caiu e se machucou,então eu o tirei da escola, fiquei cuidando dos dois, assim que meu segundo filho fez 2 anos veio a minha filha casula, então no comecinho fiquei com 3 crianças usando fralda, meu primeiro filho usava só para dormir, então tive muito trabalho nesse período, e não tenho uma posição para relatar sobreo que é uma rotina porque com três crianças de idades diferentes a rotina de cada um é muito particular, meu marido me ajudou muito em tudo ele foi um pai muito presente, isso nos dá um certo conforto e alívio pois as nossas tarefas diárias são bem puxadas e ficamos exautas, e necessitamos muito de ajuda. Por isso eu vejo o tema rotina como uma maneira de atender as necessidades individuais de cada criança em particular, cada casa tem a sua história e essa é um pouco da minha hoje tenho 2 filhos casados e um noivo que mora conosco, ainda não tenho netos mais já estou me preparando vendo esses depoimentos fantásticos por aqui um grande bjo.

Ana
Ana
7 anos atrás

Acho bacana quem consegue estabelecer rotina, mas não aquela rotina militar, sem flexibilidade… Em casa a rotina funciona mais ou menos, porque, por exemplo, se chegar a hora de almoçar e meu filho simplesmente se recusa a comer…. o que fazer?? Espera mais meia hora e tenta de novo? Deixa ele sem almoço e dá olanche NA HORA DO LANCHE? Substitui o arroz e feijão por algo que vc tenha certeza que ele vá comer, tipo a mamadeira? Em qualquer desses casos, a rotina já era… Por isso tenho dificuldade de estabecer horários certinhos, já que algumas vezes meu filho se recusa a agir como o esperado…. Seja por ele estar sem fome pq o dente tá nascendo ou pq o lanche da manhã ainda tá no estômago; seja pq ele tá sem sono pq o dia anterior foi mais cansativo e ele acordou mais tarde que p de costume (o que faz bagunçar a hora da soneca do dia)… Enfim…. por esses motivos, as vezes não tenho as rédeas da situação, infelizmente…

Helder
Helder
7 anos atrás

Sempre vemos em vários sites sobre rotinas, de toda as formas. Mas nenhum informa a partir de quando (meses e/ou anos) essa rotina deve começar. Acredito que fazer uma rotina nos primeiros 3 meses Seja impossível. Qual a idade certa para montar toda a rotina de uma criança.

Niliany Reis Mamede
Niliany Reis Mamede
7 anos atrás

Eu tinha uma rotina muito tranquila quando estava gravida, dai minha filha nasceu e minha casa so ficava cheia e eu estressada. Dai vieram as colicas ate os dois meses e pensa num bebe que chorava e gritava. Diminuimos as saidas e as visitas desconfiaram porque ninguem gosta de bebe choram. Depois disso a minha filha que foi se colocando uma rotina, percebi que ela nao gosta de tumulto prefere o silencio de nossa casa, gosta da rotina de banhos e alimentaçao e ate hoje fica com intestino presso se fico o dia todo fora rsrs bem dificil as vezes pq nao dorme em qualquer lugar dai acabo indo embora. Mas nao abro mao da rotina dela, ela fica feliz e a mamae e o papai tambem. Obrigada pelas dicas, sigo a maioria dos blogs citados e suas historias ajudam bastante. Bjos!!