Inúmeras pesquisas comprovam a importância do brincar e dos jogos para as crianças desenvolverem suas habilidades e construir o conhecimento. O brincar e o faz de conta são muito importantes no processo de aprendizagem e para a formação sócio emocional dos pequenos. No post de hoje da coluna Papo de Professora escrita por Denise Ferreira, vamos falar sobre isso.
Usar um jogo como atividade lúdica é proporcionar a quem está jogando, conhecimento de maneira gratificante, espontânea e criativa.
Os jogos pode ser um eficiente recurso, aliado do educador interessado no desenvolvimento global dos pequenos. Eles são ferramentas didáticas importantes porque fazem com que as crianças pensem mais e a satisfação que o jogo proporciona é um fator altamente motivacional para aprendizado.
Trabalhar com os jogos na educação dos pequenos ajuda a:
- Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas
- Dar oportunidade para que aprendam a jogar e a participem ativamente das atividades
- Enriquecer o relacionamento entre as pessoas
- Adquirir novas habilidades
- Aceitar e respeitar regras
- Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar
- Aumentar a interação e integração entre os participantes
- Aprender a lidar com os resultados (vitória e derrota)
- Lidar com frustrações se portando de forma sensata
- Reforçar conteúdos escolares já aprendidos
- Proporcionar a autoconfiança, concentração, persistência e muito mais…
Os jogos ajudam a criar contextos de aprendizagem significativos. É uma forma de respeitar o modo como as crianças aprendem, dando a todos os envolvidos na brincadeira a chance de se relacionar com o conhecimento de uma forma mais prazerosa, significativa e produtiva.
Com todas essas vantagens fica evidente que oferecer jogos para as crianças é uma excelente estratégia para ajuda-las a se desenvolver, pois através de um jogo elas podem aprender com diversão, aprender brincando!
Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É formada em Pedagogia. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora do Fundamental I. É autora do Instagram, Facebook e do blog www.papodaprofessoradenise.com.br .