afunda ou flutua

 

Todas as crianças são curiosas, sempre querem saber como funciona o mundo ao redor delas, adoram uma investigação cientifica (que fazem mesmo sem perceber!). No post de hoje da coluna Papo de Pedagoga escrita pela Professora Denise Ferreira vamos aprender a fazer essa brincadeira do “afunda ou flutua”, que além de pedagógica ainda é super legal!

 




 

Estimular essa curiosidade através de uma brincadeira simples como colocar um objeto num recipiente com água e constatar se ele afunda ou flutua é uma excelente para trabalhar a causalidade (ligação entre causa e efeito), desenvolver o pensamento hipotético dedutivo dos pequenos e muito mais!

 

Vamos descobrir qual objeto afunda ou flutua na água?

 

afunda ou flutua

 

Materiais: 

– Um recipiente fundo transparente
– Água
– Pequenos objetos: mini brinquedos, borracha escolar, plástico, prego, letras de EVA, pedrinha, tampinhas, isopor, rolha, madeira, batata, cenoura, moeda e o que mais a imaginação mandar!

 

Investigando objetos: 

 

Essa atividade pode ser feita somente com uma criança ou em grupo. É uma brincadeira bem versátil, que dá para adaptar, conforme a necessidade:

 

afunda ou flutua

 

  1. Coloque os materiais sobre no chão ou sobre uma mesa, perto do recipiente cheio de água (não encha muito para não derramar ao colocar os materiais).
  2. Peça aos pequenos que olhem os materiais e separem em dois grupos quais eles acham que afunda e flutua.
  3. Deixe que a criança realize o experimento colocando um objeto por vez e observando o que acontece.
  4. No final, se quiserem, podem retirar os objetos do recipiente com auxílio de uma pinça (ou outro objeto semelhante) e colocar numa cestinha.

 

afunda ou flutua

 

  • Uma variação para as crianças maiores é fazer uma brincadeira em forma de desafio: quem acerta mais itens ganha mais pontos!

 

Essa simples atividade contribui para o desenvolvimento de vários aspectos como a coordenação motora fina, coordenação visomotora, movimento de pinça, concentração, atenção, paciência, persistência…

 

 

Sim, esse é um experimento de física com as crianças!

A brincadeira afunda ou flutua apresenta uma situação-problema de física para ser resolvido que oferece às crianças a oportunidade de observar, levantar hipóteses, fazer experimentação e comprovação de hipóteses…, além de fazer surgir várias perguntas como:

  • O que vai acontecer?
  • Por que afunda?
  • Porque flutua?
  • O que fazer para afundar?…

 

A investigação científica faz sucesso entre as crianças porque podem explicam visualmente questões simples do cotidiano e é uma maneira diferente de aprender com diversão   e uma oportunidade para a criança construir seu conhecimento na prática!

 

 

Espero que tenha gostado dessa ideia. Adoraria saber sua opinião sobre ela! Conte pra gente o que achou nos comentários!

 

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e trabalha como professora do Fundamental I. Já atuou como coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores, em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. É autora do InstagramFacebook  e blog  Papo da Professora Denise. Foi indicada como um dos 6 mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educação, no  Prêmio Influenciadores Digitais 2017 realizado pela revista Negócios da Comunicação.

 

Compartilhar:

 

3 respostas para “Afunda ou flutua? Investigação científica para crianças!”

  1. Rosane Santos da Costa disse:

    Amei, pois além de explicar a atividade, você aborda as habilidades que a criança vai desenvolver com ela (a atividade).

  2. Karina Thais da Rosa disse:

    Eu amei…muito legal! Contribuiu muito para minha aula.

  3. Denise disse:

    Adorei! A Juju, o Pedro e o Leo amam essa brincadeira! <3
    Um experimento de física para crianças!