Todas as crianças são curiosas, sempre querem saber como funciona o mundo ao redor delas, adoram uma investigação cientifica (que fazem mesmo sem perceber!). No post de hoje da coluna Papo de Pedagoga escrita pela Professora Denise Ferreira vamos aprender a fazer essa brincadeira do “afunda ou flutua”, que além de pedagógica ainda é super legal!
Estimular essa curiosidade através de uma brincadeira simples como colocar um objeto num recipiente com água e constatar se ele afunda ou flutua é uma excelente para trabalhar a causalidade (ligação entre causa e efeito), desenvolver o pensamento hipotético dedutivo dos pequenos e muito mais!
Vamos descobrir qual objeto afunda ou flutua na água?
Materiais:
– Um recipiente fundo transparente
– Água
– Pequenos objetos: mini brinquedos, borracha escolar, plástico, prego, letras de EVA, pedrinha, tampinhas, isopor, rolha, madeira, batata, cenoura, moeda e o que mais a imaginação mandar!
Investigando objetos:
Essa atividade pode ser feita somente com uma criança ou em grupo. É uma brincadeira bem versátil, que dá para adaptar, conforme a necessidade:
- Coloque os materiais sobre no chão ou sobre uma mesa, perto do recipiente cheio de água (não encha muito para não derramar ao colocar os materiais).
- Peça aos pequenos que olhem os materiais e separem em dois grupos quais eles acham que afunda e flutua.
- Deixe que a criança realize o experimento colocando um objeto por vez e observando o que acontece.
- No final, se quiserem, podem retirar os objetos do recipiente com auxílio de uma pinça (ou outro objeto semelhante) e colocar numa cestinha.
- Uma variação para as crianças maiores é fazer uma brincadeira em forma de desafio: quem acerta mais itens ganha mais pontos!
Essa simples atividade contribui para o desenvolvimento de vários aspectos como a coordenação motora fina, coordenação visomotora, movimento de pinça, concentração, atenção, paciência, persistência…
Sim, esse é um experimento de física com as crianças!
A brincadeira afunda ou flutua apresenta uma situação-problema de física para ser resolvido que oferece às crianças a oportunidade de observar, levantar hipóteses, fazer experimentação e comprovação de hipóteses…, além de fazer surgir várias perguntas como:
- O que vai acontecer?
- Por que afunda?
- Porque flutua?
- O que fazer para afundar?…
A investigação científica faz sucesso entre as crianças porque podem explicam visualmente questões simples do cotidiano e é uma maneira diferente de aprender com diversão e uma oportunidade para a criança construir seu conhecimento na prática!
Espero que tenha gostado dessa ideia. Adoraria saber sua opinião sobre ela! Conte pra gente o que achou nos comentários!
Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e trabalha como professora do Fundamental I. Já atuou como coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores, em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. É autora do Instagram, Facebook e blog Papo da Professora Denise. Foi indicada como um dos 6 mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educação, no Prêmio Influenciadores Digitais 2017 realizado pela revista Negócios da Comunicação.
Amei, pois além de explicar a atividade, você aborda as habilidades que a criança vai desenvolver com ela (a atividade).
Eu amei…muito legal! Contribuiu muito para minha aula.
Adorei! A Juju, o Pedro e o Leo amam essa brincadeira! <3
Um experimento de física para crianças!