Há muito tempo estou para fazer esse post para vocês, mas confesso que só agora consegui me organizar o suficiente e colocar novamente em prática meu cardápio semanal, que fazia há algum tempo aqui em casa. No post de hoje vou dar algumas dicas de como montar o seu e se organizar para facilitar o dia a dia na cozinha.

Ter um cardápio semanal pode não parecer, mas facilita demais o dia a dia da dona de casa, primeiro porque paramos por apenas alguns minutos 1x por semana e já planejamos tudo que vamos fazer, o que nos poupa aquela dúvida diária do que cozinhar naquele dia, e depois porque facilita muito as compras da semana, pois com base no cardápio você vai ao supermercado/feira/açougue apenas uma vez e deixa tudo comprado para a semana que se inicia.

O cardápio semanal abaixo é o modelo que tenho usado aqui em casa, e como uma boa nutricionista (não formada, mas quase, rs), separei os alimentos por grupos, pra facilitar também a hora de montar o cardápio na semana seguinte. A imagem abaixo mostra como fica meu cardápio:

 

Cardápio Semanal

Cardápio Semanal que uso aqui em casa

 

Nele vocês podem ver que dividi as preparações em 5 grupos: Cereais, Leguminosas, Legumes, Carnes, Hortaliças. Isso facilita a hora de ver o que cozinhar e também a hora de montar o cardápio, baseado na lista de substiuições que criei, adaptada à realidade dos alimentos que consumimos aqui em casa e à região em que moramos:

 

Lista de Substituição

Lista de Substituição

 

Acreditem, essa lista salva nossa vida na hora de montar o cardápio, pois quando falta idéia do que fazer para aquele dia da semana, basta olhar para ela e preencher no grupo correspondente. Apenas lembrando que meu cardápio só tem uma refeição porque aqui em casa só cozinhamos no jantar, no almoço aquecemos o mesmo do dia anterior.

Com o cardápio semanal pronto, é hora de montar a lista de compras, indo ao supermercado/varejão/açougue com ela, você vai economizar tempo e dinheiro, comprando apenas o que realmente vai utilizar. Vou compartilhar também com vocês o modelinho de lista de supermercado que utilizo aqui em casa para essas comprinhas da semana, mas isso é assunto para um próximo post!

Se você quiser, póde baixar a planilha do Cardápio Semanal/Lista de Substituições para adaptar à sua casa em Xls, basta clicar AQUI.

Espero que tenham gostado desse post e que ajude muito vocês!!

Beijos!!

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Karla Gonçalves
Karla Gonçalves
2 anos atrás

Tenho amado suas planilhas! Super práticas e de fácil utilização. Gratidão por compartilhar conosco.

Samila costa
Samila costa
4 anos atrás

Adorei !!!
Vou botar em prática

Juliana Simões Carneiro
Juliana Simões Carneiro
5 anos atrás

Você é demais. Muito Bom

Suellen Sabino
Suellen Sabino
5 anos atrás

AMEEEIIIIII! Minha vida super, ultra mega corrida. Obrigada Jenny

Joice Gross
Joice Gross
6 anos atrás

Obrigada Jenny, amei principalmente porque separou em grupos e a lista de substituição. Fiz algumas substituições pois aqui nós almoçamos e a noite é algum tipo de lanche.