Olá Amelietes, tudo bem com vocês?

Quinta é dia de Papo de Dentista com a Dra. Priscila! E hoje o texto está incrível, e tirou uma dúvida não só minha, mas que tenho certeza que é de muitas Mães! Bora ler?

 

Na prática, a mamadeira com leite pode ser “fundamental” para uma boa noite de sono do seu pequeno. E quando ele acorda na madrugada, aos prantos, demonstrando “sentir fome”? O que você faz? Deixa chorando? A maioria das mães não pensa duas vezes e oferecem a mamadeira com o tão querido leite, afinal uma noite bem dormida é essencial para as atividades profissionais do dia seguinte. Prática bastante comum, mas que oferece um grande risco para a saúde bucal do seu filho.

 

A saliva tem a propriedade de proteger os dentes, mas durante a noite o seu fluxo é reduzido. O consumo da mamadeira noturna, contendo leite com açúcar ou qualquer outra substância fermentável, de forma frequente e prolongada, sem posterior escovação, e a outros fatores etiológicos, provoca o aparecimento de manchas brancas (inicialmente desapercebidas) nos dentes de leite, que logo ficam cavitados e assustam os pais. Tais características estão relacionadas a cárie precoce da infância ou cárie de mamadeira – como é mais conhecida popularmente. Quadro grave e de rápida evolução que acomete crianças de 0 a 48 meses, afetando consequentemente em sua qualidade de vida e desenvolvimento.

 

Não é porque os dentes de leite são provisórios que não são importantes. Esse grupo de dentes são tão importantes quanto os permanentes, pois assumem papéis fundamentais na mastigação, fonação, estética e mantém espaço para os sucessores permanentes.

 

O senso estético das crianças está cada vez mais forte. A perda precoce do dente de leite pode ser motivo de bullying no seu convívio social. E ainda tem mais! As raízes dos dentes de leite estão coladinhas aos permanentes em formação, e com isso eles sofrem todas as consequências dos maus hábitos, podendo na época do seu nascimento apresentarem alterações na coroa, como por exemplo, manchas.

 

O que fazer então para prevenir a cárie precoce? A criança não deve jamais adormecer com a boca suja. Realizar a escovação e depois oferecer a mamadeira não vale. Sujou tudo novamente! As três escovações básicas (com creme dental que contenha flúor na quantidade e frequência estabelecida para cada idade – como conversamos no nosso primeiro post) é fundamental para a manutenção da saúde bucal do seu filho. Caso ele adormeça ao tomar a mamadeira, use a escova de dente, gaze ou fralda ambos embebidos em água filtrada ou fervida, bem como lenços que contenham xilitol na composição, para desorganizar a placa bacteriana e prevenir a cárie. O mesmo critério deve ser adotado após a criança tomar medicações, pois a maioria delas contém açúcar para sua melhor aceitação.

 

Mamãe, cuide da saúde bucal do seu filho. A cárie em bebês não é mito, pelo contrário, total realidade.

 

 

A escovação associada a hábitos alimentares saudáveis é essencial para a saúde bucal. Mas a escovação para você é um verdadeiro tormento? No próximo post traremos algumas dicas para a gente tentar reverter essa situação.

 


20.05.15-1

Priscila Alencar tem 30 anos, é Dentista especialista em Odontopediatria pela ABO/RN; Pós-graduada em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN em Dentística Restauradora pela Academia Norte-Riograndense de Odontologia; Odontopediatra do Colégio das Neves; Mãe de uma princesa de 1 ano e 5 meses ela também é Autora do @blog_meudentinho e idealizadora e palestrante do @diadmae.

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments