Olá Amelietes, tudo bem com vocês?

Você sabe qual a forma correta de armazenar as comidas na geladeira? Então segue as dicas que preparei para vocês que com certeza elas vão durar mais tempo:

080813-geladeira

Imagem: SESI

 

 

Legumes e Verduras

Devem ser guardados na gaveta inferior da geladeira, pois precisam estar refrigerados, mas em uma temperatura não tão baixa, senão estragam mais rápido, congelam ou no caso de folhas, queimam com o frio. Outra dica é guardar em saquinhos (aqui uso os mesmos que coloco no supermercado), porque fora deles os legumes perdem mais água e podem acabar murchando. Verduras devem sempre ser guardadas lavadas e secas para durar mais tempo.

 

Carnes

Devem ser guardadas pelo menos tempo possível em geladeira (máximo 1 dia) ou se você compra para a semana, congele em pacotinhos com porções individuais, assim não precisa descongelar tudo quando for usar. A carne é um alimento que precisa ser refrigerado a baixa temperatura, porque estraga muito fácil (principalmente o frango e peixe). Aqui em casa compramos fresco todos os dias no açougue, acho que o sabor é outro. Se você não for congelar, guarde o mais perto do congelador possível, nas prateleiras mais altas ou abaixo do congelador.

 

Ovos

Já fiz um post sobre o assunto no instagram, mas reforço aqui que eles devem ser guardados DENTRO da geladeira (e não na porta) e em uma prateleira alta para não sofrer mudança brusca de temperatura, pois isso faz com que eles estraguem mais rápido.

 

Queijos, Manteigas, Margarinas, Patês, Iogurtes

Todos eles precisam ser bem refrigerados também, mas não podem ficar muito perto do congelador senão eles ficam duros (principalmente manteiga). Aqui em casa o lugar ideal é na prateleira do meio da geladeira.

 

Sobras de alimentos

Sabe quando sobra carne ou feijão e você guarda para uma próxima refeição? O lugar ideal para guardar é na prateleira mais alta, pois quanto maior a refrigeração, menor o risco da comida estragar. Não guarde sobras abertas na geladeira (sem tampa), pois além de ressecar, elas podem se contaminar com o ar da geladeira caso haja alguma bactéria circulando. Aliás, nada na geladeira deve ficar sem tampa.

 

Bebidas

Essas sim podem ficar na porta da geladeira e só irem para o congelador pouco antes de serem consumidas. Sucos abertos não devem ficar mais de 2-3 dias sem serem consumidos e o leite (que deve ficar dentro e não na porta) deve ser consumido em no máximo 2 dias.

 

Frutas

Aqui em casa não são guardadas na geladeira, a não ser que já tenham sido cortadas. Nesse caso coloco um plástico filme em volta e ela dura no máximo 1 a 2 dias na geladeira.

 

Maionese, Catchup, Etc

Geralmente guardamos na porta, mas isso também eleva o risco de estragar, aliás, tudo que fica na porta corre esse risco, mas aqui em casa é raro estragar essas coisas, então, mantenho na porta mesmo.

 

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês a organizar melhor a geladeira. Não deixe de comentar aqui embaixo sobre o que achou e conte pra mim como você se organiza.

Beijos!

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Michelle Melo
Michelle Melo
7 anos atrás

Excelente dica para nos donas de casa, sempre ordenei desta forma mas a validade das carnes sempre foi no olhômetro – bem errado né ? agora vou atentar e colocar a validade nos congelados bjks