Você sabia que segundo a Anvisa, mais de 45% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem nas residências? Por isso no post de hoje escrito pela Nutri Gabriela M. G. Goulart na coluna Papo de Nutricionista traz dicas importantíssimas de como organizar a geladeira e evitar essas doenças.

 

 

Quase 50% das doenças transmitidas por alimentos são causadas por nós mesmos, na nossa própria casa e estão relacionadas com manuseio incorreto ou a conservação inadequada dos alimentos.

 

A geladeira é um utensílio eletrodoméstico utilizado para conversar alimentos, para isso deve ser mantida sempre limpa, organizada e com os alimentos em utensílios ou embalagens fechadas, para evitar a contaminação cruzada, ou seja, a contaminação entre os alimentos, principalmente entre os crus e cozidos.

 

Cada prateleira possui uma temperatura, sendo ideal para um tipo ou grupo de alimentos. Vale lembrar aqui também a importância de mantê-la com a temperatura ideal, que é abaixo de 2 a 5° C e o freezer abaixo de -18 a -15° C.

 

Na imagem abaixo podemos ver cada uma das partes da geladeira e o que guardar em cada uma delas:

 

 

como organizar a geladeira

Imagem: Internet

 

 

FREEZER: importante para uma conservação mais duradoura de alguns alimentos, crus ou mesmo preparados, é importante mantê-lo sempre limpo. Uma dica para auxiliar no seu dia-a-dia é ao comprar as carnes, separá-las em porções que dê para apenas um preparo. Etiquete com o nome da carne e data de compra, assim ao procurar um alimento para descongelar você saberá o que está pegando e se é o congelado à mais tempo.

 

(1) PRATELEIRA SUPERIOR/ GAVETA ABAIXO DO FREEZER: a parte mais fria da geladeira, aqui devem ser armazenados os alimentos mais sensíveis a variação de temperatura, como carnes, laticínios e frios.

 

(2) PRATELEIRA SUPERIOR: armazenar aqui alimentos como margarina, sucos, água e os ovos (que não devem ficar na porta para evitar as variações de temperatura e sua deterioração).

 

(3) PRATELEIRA DO MEIO: alimentos semi-prontos, tortas, bolos e temperos, sempre em recipientes fechados.

 

(4) GAVETAS: nas gavetas inferiores devem ser armazenadas as verduras, legumes e frutas em geral a fim de evitar que queimem por causa do frio.

 

 

E então, vamos dar aquela geral na geladeira? Lembrando que alimentos prontos, sob refrigeração, não devem passar de 5 dias para consumo, mesmo quando armazenados de forma correta.

 

Caso tenham dúvidas sobre o assunto ou depoimentos, deixem aqui nos comentários! Ah, e caso queiram podem sugerir também temas que vocês querem ver aqui na coluna!

 

 

image1

 

Gabriela M. Guerra Goulart é Nutricionista pós graduada em Nutrição aplicada à terceira idade e atua na área de home care, ela divide conosco um pouco do seu dia a dia e dicas valiosas em seu Instagram.

 

 

 

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments