Aqui em casa já é tradição, todo ano o mês de dezembro é mês de faxinão de fim de ano. Limpar cada cantinho da casa e organizar tudo no seu lugar faz com que eu sinta que o novo ano que chega ficará mais leve e livre de coisas que não são úteis.

Sempre fui à favor daquele ditado que diz que o velho tem que sair para chegar coisa nova, e colocar em prática esse ditado não é nada fácil. Precisa muita organização e muita vontade, porque limpar cada cantinho da casa não é nada fácil e é bem cansativo.

Preparei então algumas dicas de como se organizar para o faxinão de fim de ano e deixar tudo prontinho para receber 2016.

 

 

Se organizar é preciso!

Faça um planejamento do que será feito e quando será feito. Eu sou super à favor de pegar o calendário e fazer uma tabela, dividindo um cômodo ou tarefa por dia durante todo o mês. Não adianta querer fazer tudo em um dia ou uma semana só, você vai ficar super cansada e não vai dar conta de tudo. Dividir as tarefas é o primeiro e mais importante passo.

 

Comece de dentro pra fora

Essa é a regra básica que toda dona de casa já sabe, limpe por dentro de armários, guarda-roupas, e então vá para paredes, cantinhos, rodapés e finalize com o piso, sempre!

 

Sai o velho, entra o novo!

A palavra chave é desapego. Doe ou jogue fora tudo que não usa mais, não usou nos últimos 6 meses, desapega! Se está em boas condições porque não aproveitar e fazer uma boa ação doando para quem precisa? Quando a gente abre espaço na nossa vida para coisas novas chegarem, elas chegam, acredite!

 

Os pequenos detalhes fazem à diferença

No faxinão de final de ano não podemos nos esquecer de nada! Sabe aquele cantinho do armário que você não alcança? O interruptor da garagem? O rodapé? Tudo isso precisa ser limpo também, e eu procuro caprichar e me atentar a cada cantinho no faxinão de fim de ano, por isso a importância de não fazer tudo no mesmo dia e se organizar!

 

Os papéis e documentos também precisam de organização

Pegue aquela gaveta onde o ano todo você colocou papéis dentro e organize. Compre pastas sanfona ou organizadoras, etiquete, separe por mês e crie um arquivo do que tem que ser guardado. Aproveite para criar um sistema de organização mais prático para o novo ano que chegou e facilite sua vida mantendo tudo em pastas e separado por mês.

 

A pressa é inimiga da perfeição

Fazer as coisas correndo não dá certo! Você está se organizando por esse motivo, lembra? Uma coisa por vez, com capricho e bem feita. Aqui em casa gosto de me organizar antes exatamente por esse motivo, tenho mais tempo e faço tudo com calma.

 

Uma mudança faz bem para o ambiente

Que tal mudar aquele móvel que ficou o ano todo no mesmo lugar e colocar em outro? Vire a sala de posição, troque as flores artificiais por novas, mude algum objeto de decoração, renove os porta retratos. Qualquer mudança, por menor que seja já faz uma diferença enorme e dá a sensação de organização no ambiente. Eu amo mudar coisas de lugar!

 

Não meça esforços ou produtos

É hora de encarar a Ameliete que existe em você e se dedicar 110% à faxina, e pra isso não tenha medo de esfregar com vontade aquele cantinho encardido ou usar aquele produto poderoso que facilita a limpeza. Os produtos são nossos aliados na faxina e estão aí para nos ajudar!

 

Coloque amor que dá certo

Tudo que fazemos com amor e carinho fica perfeito. Se você vai faxinar por obrigação, nem comece. Pense que está cuidando da sua casa, do seu lar e de onde vive as pessoas que você mais ama na vida! Uma vez por ano seu cantinho merece uma atenção especial, se dedique e não vai se arrepender dos resultados.

 

Acabou? Se mime um pouco!

Eu sou super à favor de depois de semanas exaustivas de organização e limpeza a gente se agradar! Vá ao shopping e compre uma peça nova de roupa, um sapato ou até mesmo um brinco. Se dê um mimo, um presente pelo seu esforço, afinal, você merece!! Trabalhou o ano todo, cuidou de tudo com amor, então se ame! Vale também se dar aquele dia no salão, com direito à uma escova poderosa e mãos e pés feitos pela manicure. Eu garanto que você vai sair de lá com outro astral!

 

 

Bom meninas, essas são as dicas que acho que são essenciais para que vocês saibam como se organizar para o faxinão de fim de ano, procure seguir pelo menos algumas delas caso não consiga todas, e eu garanto que será sucesso!!

Agora, a pergunta que não quer calar, quem aí quer ver como eu organizei a minha tabela para o faxinão de fim de ano?? Mas isso, é assunto para um próximo post!

 

Como se organizar para o faxinão de fim de ano

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paula Gomes
Paula Gomes
6 anos atrás

Amei, quero muito a tabela Jenny!

Heloana Barbosa
Heloana Barbosa
6 anos atrás

Eu já fiz quase toda a faxina de final de ano, falta só o home office onde tenho que tirar muito papel!
Aqui a faxina incluiu esse ano a pintura da parede da área/garagem e do meu quarto feita por mim mesma 🙂

Dalila Lawall
Dalila Lawall
6 anos atrás

Ótimo!!!!!
Amei.

Andrea Rodrigues Chamarelli
Andrea Rodrigues Chamarelli
6 anos atrás

Amei!!!

bianca
bianca
6 anos atrás

Amei as dicas!!!obrigada