Algumas pessoas vivem se preocupando com as calorias dos alimentos ingeridos, que são, muitas vezes, vistas como as grandes vilãs da boa forma e da alimentação saudável, mas você sabe o que são essas famosas calorias? Hoje na coluna Papo de Nutricionista a Nutri Angélica Padilha conta pra gente!

Para o ser humano viver e desempenhar funções é necessário uma fonte de energia, que são as calorias encontradas nos alimentos. Quando nos alimentamos, ingerimos essas calorias que são metabolizadas e geram a energia química que necessitamos para sobreviver.

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os carboidratos e proteínas possuem 4 kcal/g de energia, os lipídios (gorduras) possuem 9 kcal/g e o álcool fornece 7 kcal/g.

Podemos dividir as calorias em duas expressões: as vazias, consideradas ruins para o organismo, pois agregam muitas calorias, porém pouco ou nenhum nutriente essencial à saúde e as cheias, consideradas boa fonte de nutrição para o organismo, pois além de fornecer energia, contém vitaminas e minerais.

Refrigerantes, bebidas alcoólicas, balas, pirulitos, chicletes, bolos, salgadinhos e muitos outros alimentos industrializados entram no grupo dos alimentos com calorias vazias. São alimentos geralmente saborosos, mas que tendem a ser ricos em açúcares simples, gorduras saturadas e farinhas refinadas, podendo levar ao ganho de peso, desnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.

Quanto maior a variedade de nutrientes que um alimento fornecer, melhor será sua densidade nutricional. O recomendado é que os alimentos ricos em calorias vazias sejam substituídos por frutas, verduras e legumes principalmente, ou seja, comida de verdade, e que as refeições sejam sempre ricas em vitaminas e minerais.

 

 

angélicaAngélica Padilha de Brito é Nutricionista sob o CRN 35786, Graduada em Nutrição e pós graduada Nutrição Clínica Funcional. É Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, Palestrante na área de Nutrição e Qualidade de vida e Autora do projeto Chega de Adiar no facebook e do perfil no instagram @nutriangelicapadilha.

 

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments