No próximo mês a Julia faz 2 anos, e há algum tempo eu e o meu marido começamos a sentir a necessidade de ensiná-la a dormir sozinha, já que até então, ela só dormia se a gente estivesse junto com ela no quarto.

Há aproximadamente 2 meses compramos uma cama nova para a Julia tamanho solteiro, e com a cama vieram algumas reformas no quartinho dela (para caber a cama) e também algumas mudanças na forma de dormir.

Decidimos juntos que a Julia já estava pronta para dormir sozinha (sem que ficássemos ao lado dela), e então procuramos uma consultora do sono para nos auxiliar nesse processo, a Cacau Prado. A Cacau nos atendeu super bem, ouviu todas as nossas dúvidas, pesquisou nossa rotina e sugeriu algumas adaptações para que fizéssemos antes de iniciar a técnica para ensinar ela a dormir sozinha.

Começamos em uma segunda-feira a adequar os horários da Julia e estabelecer uma rotina mais rígida (que vocês puderam ver no vídeo de ontem sobre a Rotina da Julia), segundo a Cacau, essa rotina é a parte mais importante do processo de dormir sozinha, pois a criança já sabe o que a espera. Mudamos a rotina e esperamos cerca de uma semana para a Julia se acostumar à ela e aos horários, e então iniciamos aos poucos a técnica para ela dormir sozinha.

Não quero dar muitos detalhes sobre a técnica em si, pois ela deve ser feita somente sob orientação de uma consultora do sono, mas basicamente, criamos um momento “delicinha” com a Julia antes de dormir, dando carinho, beijinhos, historinha, oração e boa noite, mostrando pra ela que aquela era hora de dormir. O quarto também estava bem escurinho e sem nada que pudesse chamar a atenção dela para que despertasse. Depois de feita essa rotina com a Mamãe e o Papai, era hora de dormir e a gente saía do quarto, voltando com alguma periodicidade, ou sempre que éramos chamados para dar carinho e mostrar que estávamos ali. Mas não é tão simples assim, só lembrando que não estou ensinando a técnica.

Ainda para deixar claro, a Julia não sofreu, não foi abandonada e não morreu de chorar para que essa técnica fosse aplicada e desse certo, ela apenas teve que entender que tinha que dormir por conta própria e aprender como fazer isso. Ela se apegou à um “naninha” e em poucos dias estava dormindo sozinha.

Confesso que hoje é bom, tanto pra ela como pra gente como casal termos tomado essa decisão. A rotina e os horários fizeram com que ela dormisse melhor, acordasse menos durante a noite e deixado um tempinho a mais livre para que eu e meu marido pudéssemos ficar juntos. Criança precisa de rotina, e sempre bati super em cima dessa tecla aqui no Blog, desde quando a Julia nasceu.

Se você é Pai ou Mãe e quer saber como é a técnica, se pode aplicar com seu filho, ou até quer apenas tirar algumas dúvidas sobre o sono de seu filho, entra em contato com a Cacau (é só clicar no link), eu te garanto que ela vai te atender com a maior atenção do mundo!! Espero que entendam minha opção em não divulgar a técnica, pois cada criança reage de uma forma à ela, e se for feita de forma errada, pode acabar prejudicando ainda mais o sono dos pequenos, mas uma coisa eu garanto, dá certo!!

 

Contatos da Cacau Prado:

Site: http://www.mom2be.com.br

Instagram: http://instagram.com/cacauprado

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC6wkKP5WNiCnOO0tQZLBoyg

 

Um beijo, e até a próxima!!

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
karen @umlardeamor
karen @umlardeamor
6 anos atrás

aqui em casa a cama é compartilhada por 4 ja fiz de tudo e nao consigo desacostuma eles ,, eu sofro muito com isso ><