A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher, afinal, ser mãe é a maior prova que o coração bate fora do seu corpo. Sem falar que a gravidez é amor. A gravidez é também sonho, e um período onde normalmente as mamães buscam implementar hábitos mais saudáveis na sua rotina ou reforçar aqueles já existentes, tudo com o objetivo de promover um desenvolvimento saudável para o seu bebê. Visitas a obstetra (para o pré-natal), nutricionista (para uma dieta equilibrada e suplementações)…e ao dentista (para o pré-natal odontológico)! Mas grávida pode ir ao dentista? Hoje na coluna Papo de Dentista falaremos sobre isso.
Existe um medo exagerado e vários mitos na sociedade que envolve o atendimento odontológico no período gestacional. Normalmente as mamães não são orientadas sobre a importância dos cuidados com sua saúde bucal desde o período da gestação. Mas saibam: grávida não só pode como deve ir ao dentista! Isso porque existem fatores que durante a gravidez deixa a mulher com predisposição maior às doenças bucais, atribuído a alterações nas taxas hormonais, dieta rica em açúcar e dificuldade na realização da higiene bucal pela náusea e vômito.
A futura mamãe, quando planeja engravidar, costuma fazer todo o “check-up” médico para verificar o estado de sua saúde geral. O mesmo cuidado deveria ser tomado com sua saúde bucal – para diminuir a necessidade de procedimentos invasivos e eventuais intercorrências, como, por exemplo, dor de dente e presença de abscessos.
Estudos recentes relacionam a gengivite a complicações na gestação, tais como parto prematuro, bebê de baixo peso ao nascer e até pré-eclampsia. Mamães com elevados níveis de bactérias causadoras da cárie, associados a outros fatores, possuem uma predisposição maior de infectarem os seus filhos pela saliva contaminada através de gestos simples: beijar a boca da criança e partes do corpo, como também soprar comida e compartilhar talheres durante as refeições.
O cuidado com a saúde bucal na gravidez será refletido não apenas na saúde geral da mamãe e bem estar na gestação, mas também do bebê em desenvolvimento e até nos primeiros anos de vida da criança. A odontopediatra é a profissional responsável pelo atendimento à grávida, e chamamos de pré-natal odontológico essa abordagem que consiste em:
– Atividades para promover, orientar e motivar a saúde bucal tanto da mamãe como do papai. Serão passadas ao núcleo familiar informações e orientações relacionadas a implementação dos hábitos saudáveis de saúde bucal (uso do fio dental e escovação) e a importância das visitas regulares a dentista. Pelo fato da criança encontrar-se com o sistema imunológico pouco desenvolvido, todos que terão um contato direto com o bebê devem ter sua saúde bucal em dia.
– Procedimentos odontológicos para adequar o meio bucal da mamãe, como por exemplo, remoção de tártaro, limpeza profissional com aplicação de flúor, tratamento restaurador, terapias pulpares e extrações dentárias.
A profissional deve ter bom senso na indicação e execução dos procedimentos e realizar apenas o que realmente for necessário. Procedimentos estéticos longos de reabilitação e extrações complexas devem feitas somente após a gestação.
– Orientações quanto a saúde bucal do bebê antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes. Além das orientações referentes ao aleitamento materno, teste da linguinha, uso da mamadeira e chupeta.
A grávida pode ir ao dentista em qualquer período da gestação, porém o segundo trimestre é considerado a fase ideal atribuído ao maior conforto e estabilidade da futura mamãe.
Vamos deixar o medo de lado! É ainda na barriga da mamãe que o bebê deverá fazer a primeira visita a odontopediatra.
Falando em medo… No próximo post vamos conversar sobre os mitos e verdades que envolvem a odontologia e a gravidez.
Priscila Alencar tem 30 anos, é Dentista especialista em Odontopediatria pela ABO/RN; Pós-graduada em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN em Dentística Restauradora pela Academia Norte-Riograndense de Odontologia; Odontopediatra do Colégio das Neves; Mãe de uma princesa de 1 ano e 5 meses ela também é Autora do @blog_meudentinho e idealizadora e palestrante do @diadmae.