escovar os dentes

 

Nossas crianças crescem rápido, não é? E logo sinalizam a necessidade independência em situações vivenciadas na sua rotina. Um exemplo clássico é no momento da escovação. Mas a tal independência pode transformar esse momento numa verdadeira batalha entre a criança x mamãe. Na criança logo vem o choro, a birra, resistência para querer escovar os dentes sozinha e a não aceitação da ajuda do adulto. Na mamãe, aquela aflição e conflito entre o fazer a escovação ou ceder para que a criança a realize sozinha. E agora? O que fazer? No post de hoje da coluna Papo de Dentista a Dra. Priscila vai nos explicar!

A criança precisa ser motivada quanto aos hábitos saudáveis de higiene bucal para que ela associe o momento a algo agradável e consequentemente goste de usar o fio dental e escovar os dentes. Para isso, é muito importante que essa vontade seja respeitada, mas ela não deve ser a responsável por tais cuidados – atribuída a sua coordenação motora que ainda se encontra em desenvolvimento. Um adulto deve supervisioná-la, seja para orientar quanto a execução dos movimentos corretos, como também fazer a escovação principal.

Uma consulta com a odontopediatra é fundamental para auxiliar nessa fase difícil (para muitas mamães). No consultório, a profissional utilizará recursos específicos, de acordo com a idade da criança, para passar a mensagem que a mamãe precisa participar da escovação. Digo sempre nas consultas de orientação de higiene bucal que a mamãe dará o “brilho final”, ou seja, a criança vai escovar e depois a mamãe. Mas cabe sempre um combinado de quem será o primeiro.

Mamãe, não fique aflita e nem desanime com as dificuldades encontradas. Persevere! Persevere! E lembre que os hábitos saudáveis de saúde bucal implementados na primeira infância serão continuados até a vida adulta.

Conte para a gente sua experiência.

 

Até o próximo post!

 

quando abandonar a mamadeira e a chupetaPriscila Alencar tem 30 anos, é Dentista especialista em Odontopediatria pela ABO/RN; Pós-graduada em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN em Dentística Restauradora pela Academia Norte-Riograndense de Odontologia; Odontopediatra do Colégio das Neves; Mãe de uma princesa de 1 ano e 5 meses ela também é Autora do @blog_meudentinho e idealizadora e palestrante do @diadmae.

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fer
Fer
6 anos atrás

Depois de deixar ela escovar um pouco, dou um boneca de plástico para ela escovar os dentes, enquanto eu escovo os dela. Por enquanto tem funcionado, rsrs

Raquel Bueno
Raquel Bueno
6 anos atrás

A minha td vez pede pra escovar sozinhar, eu deixo ela escovar primeiro depois escovo. As vezes escovamos juntas e depois escovo o dela mais uma vez. Mas agora ela quer fazer td sozinha rs