Nenhuma Mãe espera por esse dia, nem eu esperava, mas um dia o filho chega da escola e ela está lá: a marca roxa da mordida. Confesso que a primeira vez que isso aconteceu eu fiquei bem revoltada, mas depois lendo um pouco sobre o assunto, entendi que faz parte do desenvolvimento.

 

Nada justifica o seu filho chegar com mordidas em casa da escola, ou até ele ser a criança que mordeu o coleguinha, mas você sabia que por trás de uma mordida há muito mais do que a vontade de morder? Quando uma criança morde, geralmente ela está querendo chamar atenção, dizer que não está gostando daquilo que está acontecendo. Pode ser uma disputa de brinquedos, uma forma de fazer a atenção se voltar para ele e até a sensação de perda de espaço quando está para chegar um irmãozinho.

 




 

Geralmente as mordidas ocorrem na fase oral, quando as crianças ainda não sabem falar e expressar seus sentimentos corretamente, então elas usam as mordidas como uma defesa. E sabem com quem elas aprendem a morder? Geralmente com os pais, quando fazemos aquela brincadeira fofa de “eu vou te morder”, pois, apesar de ser um instinto de defesa, eles não nascem sabendo morder o outro, eles imitam uma ação que já viram.

 

E como lidar se foi o seu filho que mordeu o amiguinho? A melhor forma é a conversa, sem punir, apenas explicando que não é dessa forma que se resolve as coisas, e explicando que o diálogo deve sempre existir. Aos poucos a criança entende e para com as mordidas.

 

E se o seu filho foi o mordido? Aí o indicado é conversar com ele para entender o que aconteceu e levou à mordida, conversar com a professora, e até com os pais da outra criança caso se conheçam. Para o local da mordida é indicado colocar gelo para amenizar a dor e o inchaço. Algumas pomadas, como Hirudoid, podem ser utilizadas para tratar hematomas¹.

 

Não adianta, criança é criança e essas coisas acontecem, claro que não deve ser uma constante e se acontecer sempre é importantíssimo tentar entender o que está levando à essa atitude do outro coleguinha, mas como tudo na infância, é uma fase, e passa logo. Por aqui a Juju já foi mordida algumas vezes, e por aí, já aconteceu? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

Um super beijo, e até a próxima!

 

Referência: 1 – Bula do produto

 

** Esse post foi patrocinado por Hirudoid, uma marca parceira do Blog e que confio **

 

 

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments