Olá Amelietes, tudo bem com vocês?

Começamos hoje mais uma coluna aqui no Blog, o Papo Nutrição com a nutricionista Angélica Padilha! Ela vai trazer pra gente uma vez ao mês textos relacionados à alimentação e vida mais saudável, e hoje vamos falar por onde devemos começar para mudar hábitos. A leitura está deliciosa!

 

 

Por acaso um dos seus objetivos, metas ou promessas para 2015 foi:

  • Melhorar seus hábitos de vida e alimentação?
  • Emagrecer?
  • Conquistar mais saúde?
  • Conquistar qualidade de vida?

 

 

Tenho certeza que sim, por isso resolvi escrever sobre algumas dicas que irão te auxiliar no cumprimento de cada item estabelecido. Vamos lá?
Primeira etapa – Defina e planeje seus objetivos. Por exemplo, se você quer eliminar 15 quilos, não queira que isso ocorra da noite para o dia, pois você irá se frustrar.

Crie etapas, metas a curto, médio e longo prazo. Elimine 2 quilos/mês, assim você conseguirá concretizar o planejado e irá se surpreender, pois verá que é capaz.

No final você terá emagrecido mais do que imaginava!!!

 

 

Segunda etapa – A saúde deve ser sua prioridade, por isso cuide da alimentação, corpo e mente todos os dias. Costumo falar no consultório que o emagrecimento é apenas uma consequência de um organismo equilibrado e nutrido.

Mudando o comportamento o bem estar com certeza será alcançado!!!

 

 

Terceira etapa – Reeducação alimentar. É necessário mudar alguns hábitos, mas isso não significa deixar de consumir tudo o que gosta.

O essencial é que a alimentação seja variada, colorida, equilibrada e sem excessos.

O mais interessante é realizar esse processo de forma personalizada, individualizada e com orientação de um Nutricionista, para que o estilo de vida, hábitos, preferências, aversões e presença de doenças sejam levados em consideração, afinal somos todos diferentes, portanto, possuímos necessidades e deficiências diferentes.

 

 

Você pode começar seguindo os 15 passos a seguir:

 

  1. Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida;
  2. Evite consumir produtos alimentícios contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar. Crie o hábito de ler a lista de ingredientes;
  3. Não coma nada que não possa um dia apodrecer;
  4. Mastigue bem os alimentos, coma sentada à mesa e sem distrações (celular, TV, computador, etc);
  5. Evite produtos alimentícios que aleguem vantagens para sua saúde, normalmente estes itens nos enganam;
  6. Além do supermercado, compre comida em outros lugares, como feiras livres ou mercadinhos hortifrútis, nesses locais a tentação é menor;
  7. Pague mais, coma menos;
  8. Cozinhe e, se puder, plante alguns itens de seu cardápio. Uma hortinha pode ser uma boa opção para começar;
  9. Não fique mais do que três horas sem se alimentar. Faça as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia;
  10. Beba água regularmente para garantir a eliminação de toxinas.

 

 

Quarta etapa – Para cuidar do corpo é necessário incluir alguma atividade física na rotina. Caminhar, pedalar, nadar, subir escadas, dançar, são exemplos de exercícios que contribuem para o processo de emagrecimento e bem estar, além de substituir as gordurinhas por massa muscular. E lembre-se de incluir o descanso na sua rotina, programe-se para boas noites de sono.

 

 

Quinta e última etapa – O cuidado com a mente envolve alimentação saudável, peso adequado, boas noites de sono, atividade física e prazer. Por isso associe a prática de atividade física com algo que lhe dê prazer, que te deixe feliz. Fazer o que gosta é fundamental para obter resultados positivos!!!
Toda mudança requer disciplina e esforço, mas eu te garanto que esse esforço vale a pena. Aproveite esse segundo semestre para fazer diferente, ainda dá tempo!!! Motive-se, conquiste, persevere, acredite, realize, tudo isso é super possível!

 

 

angélia

 

Angélica Padilha de Brito é Nutricionista sob o CRN 35786, Graduada em Nutrição e pós graduada Nutrição Clínica Funcional. É Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, Palestrante na área de Nutrição e Qualidade de vida e Autora do projeto Chega de Adiar no facebook e do perfil no instagram @nutriangelicapadilha.

 

Compartilhar:

 

2
Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

newest oldest most voted
Priscila
Visitante
Priscila

Estou nessa corrida também! Comecei na academia agora tbm e vamos lá! Sempre comi super bem, mas meu corpo sem exercícios não emagrece uma grama. Bjs