Muitas Mães tem curiosidade e não sabem como agir quando encontram o primeiro dente mole de seu filho. Como e quando extrair são dúvidas frequentes, então hoje na coluna Papo de Dentista a Dra. Priscila fala pra gente um pouco mais sobre o assunto.

 

Uma grande expectativa envolve a maioria das crianças até o primeiro dente ficar mole e cair, principalmente quando os amiguinhos começam a ostentar a tão esperada “janelinha”, e eles não querem ser diferentes. Algumas mamães também ficam envolvidas com a novidade e sonham em transformar o dente num pingente para recordação ou ser usado como acessório.

A troca pelo sucessor permanente ocorre por volta dos 6 anos de idade (em algumas crianças um pouco antes e outras depois) e o incisivo medial inferior normalmente é o escolhido.

Histórias envolvendo o dente que caiu são muitas, sendo as mais conhecidas a Fada do Dente e o Ratinho Perez que deixam uma moeda ou recompensa em troca do dente; e o dente que é jogado no telhado da casa e a criança diz a seguinte frase: “Mourão, Mourão! Pegue esse dente e me traga um são!”

Os papais deverão ficar atentos e movimentar o dente mole, pois caso ele ultrapasse o tempo da sua remoção, o sucessor permanente vai desviar o caminho e aparecerá por trás do dente retido prolongadamente, sendo necessário extraí-lo com urgência. Neste caso a Odontopediatra deverá ser procurada imediatamente.

Para aquelas mamães preocupadas com a questão estética do dente ausente, não diga que o seu filho vai ficar feio. Ele vai absorver a informação e associar a troca natural do dente a uma consequência negativa. Lembre-se que terão ainda mais 19 trocas pela frente, sendo a maioria delas na região anterior.

Curtam juntos as mudanças relacionadas ao crescimento e desenvolvimento da criança e planejem como o dente poderá ser removido: com fio dental, gaze, algodão, mordendo uma maçã ou com a odontopediatra?

 

20.05.15-1Priscila Alencar tem 30 anos, é Dentista especialista em Odontopediatria pela ABO/RN; Pós-graduada em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN em Dentística Restauradora pela Academia Norte-Riograndense de Odontologia; Odontopediatra do Colégio das Neves; Mãe de uma princesa de 1 ano e 5 meses ela também é Autora do @blog_meudentinho e idealizadora e palestrante do @diadmae.

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Paula
Ana Paula
5 anos atrás

Minha filha tem 4 anos e 9 meses e está com dois dentinhos mole, os dois frontais inferiores, não sei se é assim que são chamados. Mas estamos com muita dificuldade em tirar estes dentes. Já fizemos de tdo, ela já comeu maçã, já tentamos removê-lo com gase mas me parece até q estão inganchados, o q está me deixando muito preocupada! Alguma solução?