tempero para saladas

 

A diversidade de verduras é imensa no Brasil: acelga, almeirão, agrião, alface, chicória, couve manteiga, espinafre, rúcula, repolho, entre outras. Todos esses itens são indispensáveis para uma alimentação equilibrada, adequada e saudável. Mas comer salada sem tempero é ruim de mais né? Pensando nisso hoje na coluna Papo de Nutricionista a Nutri Angélica Padilha nos dá algumas dicas e sugestões práticas e saudáveis de tempero para saladas.

 

São excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos que contribuem para a prevenção de inúmeras doenças, além de serem de baixo valor calórico, 100g de folhas apresentam de 20 a 35 kcal, mas atenção para não aumentar o valor calórico adicionando temperos ultraprocessados.

Prefira sempre o tempero para saladas mais natural como limão, azeite, iogurte e evite os industrializados.

 

Confira os benefícios abaixo:

 

– O limão atribui sabor e aroma aos alimentos. É muito utilizado em diversas preparações, e principalmente, para temperar a salada nossa de cada dia. Ele é responsável por oferecer aquele gosto azedo especial, deixando a salada muito mais saborosa, mas se você preferir pode usar o vinagre também. Vale ressaltar que, além do sabor característico, o vinagre proporciona alguns benefícios a nossa saúde. O vinagre auxilia a retardar o envelhecimento, pois possui atividade antioxidante, combatendo os radicais livres, já o vinagre balsâmico, produzido a partir da fermentação das uvas, pode ser um grande aliado da digestão, pois possui propriedades que estimulam a secreção do suco gástrico, auxiliando no processo digestivo.

 

– O azeite de oliva extra virgem é rico em antioxidantes, promovendo a proteção do nosso organismo contra uma série de doenças degenerativas, entre as quais as cardiovasculares e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, ou seja, enquanto aumenta o HDL (bom), diminui o LDL (ruim).

 

– O iogurte fica ótimo se utilizado como molho. Dê preferência para o desnatado, por possuir baixo teor de gorduras.

 

E para finalizar o tempero para saladas, acrescente algumas ervas aromáticas de sua preferência. Orégano fresco, pimenta-do-reino e manjericão fresco, dão um perfume e um toque todo especial.

 

Agora me conte, você come salada? Gosta de temperar com o que?

 

angélica Angélica Padilha de Brito é Nutricionista sob o CRN 35786, Graduada em Nutrição e pós graduada Nutrição Clínica Funcional. É Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, Palestrante na área de Nutrição e Qualidade de vida e Autora do projeto Chega de Adiar no facebook e do perfil no instagram @nutriangelicapadilha.

Compartilhar:

 

1
Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

newest oldest most voted
Sônia Cristina Azevedo
Visitante
Sônia Cristina Azevedo

Amo salada e com tempero especial então não tem nada melhor, com esse clima quente salada sempre abraços