Hoje na coluna Papo de Nutricionista falaremos sobre a fécula comestível, extraída das raízes da mandioca ou do aipim, com que se preparam pratos doces e salgados, mais conhecida como TAPIOCA.

 

A tapioca ficou mais famosa recentemente pela dieta GLUTEN FREE, contudo deve ser consumida com moderação. Sim, isso mesmo! Apesar de não conter a proteína glúten, que deve ser evitada por portadores da doença celíaca, pois é uma farinha refinada e possui alto índice glicêmico, ou seja, tem a capacidade de elevar o índice do açúcar de forma rápida, assim como o açúcar refinado ou o pão francês. Cada 100 gramas de tapioca tem em média 80 calorias, já um pão francês tem cerca de 130 calorias.

 

Mas nutri, se eu trocar o pão francês por tapioca vou emagrecer?? Depende, não podemos contar apenas as calorias entre os alimentos, devemos levar em consideração seu valor nutricional como um todo e principalmente o recheio que colocaremos na tapioca.

 

Ela pode ser comprada pronta (úmida) ou preparada com polvilho doce, é versátil, e pode ser consumida com recheio doce ou salgado, por isso opte sempre por recheios menos calóricos e adicione alguma fibra para auxiliar na redução do índice glicêmico, como por exemplo chia, linhaça ou aveia.

 

Deixo para vocês algumas dicas de recheios para o café da manhã:

 

– Queijo

– Ovo mexido

– Pasta de amendoim

– Morango com mel

– Requeijão

 

E tudo mais que sua imaginação e paladar aprovar!! Para pré-treino ou jantar, inclua verduras, tomate, frango, sardinha ou até ricota, fica uma delícia!!

 

Lembrando que é sempre importante procurar um profissional habilitado para adequar o consumo de tapioca à sua rotina e frequência de consumo.

 

Caso tenham dúvidas sobre o assunto, sugestões ou depoimentos, aguardo vosso contato! Aproveitem também para curtir meu perfil no Instagram e dar sugestões para próximos temas.

 

gaby

 

Gabriela M. Guerra Goulart é Nutricionista pós graduada em Nutrição aplicada à terceira idade e atua na área de home care, ela divide conosco um pouco do seu dia a dia e dicas valiosas em seu Instagram.

 

 

 

 

Compartilhar:

 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.