Há uns posts atrás falei sobre a rotina do sono e disse que faço Shantala na Julia antes de dormir. Prometi falar um pouco mais sobre o assunto, então convidei a Patrícia do Instagram @shantala_neles para falar um pouco mais da técnica para vocês. Bora aprender e “Shantala Neles”!

As rotinas ajudam os bebês e crianças a se situarem no espaço e tempo e a criarem hábitos. A Shantala é uma ótima maneira de incrementar o ritual do sono dos pequenos, pois, além de ser delicioso, induz um relaxamento profundo e contínuo.

Para quem não sabe, a massagem Shantala é milenar e originária da Índia. Na década de 70, o obstetra francês Frederick Leboyer passeava pelas ruas da Índia e viu a Shantala massageando seu filho, na calçada de Calcutá. Ele ficou encantado, fotografou o momento, escreveu um livro e divulgou a massagem no acidente.

Os benefícios são físicos (melhora o funcionamento do intestino, alivia cólica e gases, proporciona sono mais profundo e contínuo, ativa circulação sanguínea e linfática e alonga o corpinho) e psicológicos (desenvolve sistema psico-motor, proporciona consciência corporal, estreita o vínculo com os pais/cuidadores e transmite segurança, amor e carinho)!

De maneira geral, pode-se começar a fazer a massagem depois que o pequeno completar um mês de vida, entretanto, cada bebê é um bebê e é importante consultar um profissional para se certificar que já é hora de começar.

A massagem pode ser feita todos os dias, ou na frequência que for viável na rotina de cada família. Ideal é fazer no final do dia (para dormirem melhor a noite) e esperar no mínimo 30 minutos depois de mamar para começar a fazer a massagem.

Algumas fotos do momento da Shantala:

70cruzado

73costas

126pernasbicicleta

Agora vou dar algumas dicas para que o momento Shantala de vocês seja ainda mais gostoso:

  • Se frio ligue o aquecedor 45 minutos antes;
  • Coloque uma roupa bem confortável, de preferência um shorts, para ficar pele a pele com o baby;
  • Use um óleo vegetal com aroma calmante (quanto menos cheiro melhor);
  • Prepare o ambiente:
    • Luz indireta e bem fraquinha
    • Temperatura quentinha para eles ficarem peladinhos ou de fralda
    • Feche portas e janelas para isolar barulhos e correntes de ar
    • Se gostarem, podem colocar uma música desde que seja bem calminha.
  • Concentre-se no toque (evite televisão, celular etc).

Depois da massagem vocês podem dar o banho tradicional ou ofurô. Não se preocupem em tirar o óleo, pois este hidrata e faz bem. O intuito do banho neste momento é que relaxar ainda mais.

Depois de uma massagem especial, um banho quentinho e mamar, eles vão capotar super gostoso.

Bjinhos e #shantalaneles

42patyPaty Lomonaco

www.massagemshantala.com.br

patricia@massagemshantala.com.br

Tel: (11) 982776288

Instagram: Shantala_neles

Facebook: Massagem Shantala e Psicologia da Maternidade

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments