As férias estão chegando ao fim, e ao mesmo tempo que as Mães estão animadas para a volta às aulas e para voltar à rotina, muitas estão preocupadas sobre como se organizar para que tudo volte ao ritmo. Mas muitas vezes deixar tudo organizado para recomeçar o semestre pode ser complicado!! No post de hoje, trago para vocês 8 truques para a volta às aulas, com dicas de como se organizar para fazer tudo fluir naturalmente e sem stress.



 

1) VERIFIQUE A LANCHEIRA E A MOCHILA

volta às aulas

Imagem: Freepik

Como está a lancheira do seu filho? Veja se ela precisa ser lavada, coloque para arejar e verifique se não está rasgada e se o zíper funciona. O mesmo vale para a mochila, que além de estar em boas condições de uso deve estar com todos os pertences organizados dentro e prontos para o primeiro dia de aula. Caso precise substituir a mochila e/ou a lancheira, escolha uma que se adapte à rotina do seu filho, sempre tomando cuidado com o tamanho ideal para cada idade.

 

2) PREPARE O UNIFORME

Uniformes de criança, por aqui eles duram no máximo 1 ano! Primeiro porque eles crescem, depois porque encardem! Aliás, não sei de quem foi a idéia de fazer camisetas brancas para uniforme!? Então, verifique se não estão manchadas, deixe tudo lavado e passado já para a semana. E se seu filho decidiu crescer muito nas férias, providencie uniformes novos!

 

3) VEJA SE OS CALÇADOS AINDA ESTÃO SERVINDO

Ah, os pézinhos que crescem na velocidade da luz!! Por aqui sempre preciso comprar calçado infantil no início e no meio do ano, pois além de perder no tamanho, eles acabam ficando bem desgastados por conta dos parquinhos de areia e das brincadeiras da escola. Sobre o tipo de calçado, eu sempre opto por tênis para o inverno e sandálias no verão, assim eles podem ficar confortáveis e brincar sem se preocupar.

 

4) PREPARE O DESPERTADOR PARA NÃO SE ATRASAR

Imagem: Freepik

Eu funciono à base do despertador, então gosto de programar todos os meus horários para que ele vá me lembrando do horário que preciso fazer cada coisa para que a gente não se atrase para sair de casa todos os dias. Organização com os horários é fundamental para uma rotina de aulas sem stress, principalmente na volta às aulas.

 

5) ORGANIZE A ROTINA DIÁRIA

Essa é minha parte favorita, porque como eu disse, organização é fundamental. Que tal criar uma tabela de rotina tanto sua com os afazeres da casa como das crianças com os deveres e atividades durante o dia? Isso deixa todo mundo mais seguro do que precisa ser feito e a ordem em que tudo deve acontecer. Por aqui as crianças adoram quando eu faço quadrinhos com a rotina que devem seguir, a agenda de aulas da semana e etc. Se vocês quiserem, posso compartilhar com vocês esse quadrinho que faço pra eles.

 

6) DEFINA UM LOCAL PARA AS TAREFAS

volta às aulas

Imagem: Freepik

Ter um local calmo e preparado para fazer as tarefas da semana também é super importante. Tenha sempre lápis apontados, borracha, caneta, tesoura, cola e outros itens que geralmente seus filhos usam para a lição de casa, isso também facilita (e muito) a rotina!

 

7) CONFIRA OS MATERIAIS DO ESTOJO

Olhe como estão os materiais do seu filho, precisa comprar alguma coisa? Os lápis estão apontados? Tem tinta nas canetas? Lave o estojo e também verifique se ele não precisa ser substituído e se ele está no tamanho ideal para os pertences do seu filho. A volta às aulas pede um estojo bem limpinho e organizado para enfrentar o próximo semestre!

 

6) SE PREPARE PARA O FRIO

Imagem: Freepik

A volta às aulas de Agosto trás consigo o frio, então não esqueça de se equipar com casaco infantil e conjuntos de frio bem quentinhos para seu pequeno ir para a escola. Aqui obviamente perdemos todas as calças do ano passado, então tive que providenciar novas que não fiquem no meio das canelas… coisas que as Mães entendem! Não esqueçam dos gorros e luvinhas também para deixar os pequenos bem quentinhos!!

 

7) ETIQUETE TODAS AS COISAS

Essa é uma parte importante da organização do material. Aqui tudo é etiquetado, desde lápis até meias! Uso aquelas etiquetas para roupas em tudo, assim além de facilitar a vida das professoras para identificar o que é de cada criança, também estimula eles a reconhecer o próprio nome. Etiquetar objetos pessoais, mochila e outros pertences também é importante. Invista nas etiquetas e viva a organização!

 

8) ORGANIZE O CARDÁPIO DE LANCHES

volta às aulas

Imagem: Freepik

Essa é uma parte que também deixa a gente doida, o cardápio de lanches. O que levar? Como se organizar? Por aqui gosto de programar todos os lanchinhos no domingo, ir ao supermercado e já deixar tudo comprado para a semana inteira, assim no dia de preparar a lancheira é só olhar no cardápio e colocar tudo dentro. Acreditem, isso facilita muito nossa vida! Se vocês quiserem também posso fazer um post mais detalhado sobre o assunto depois, é só pedir aqui nos comentários!

 

Essas são as dicas que preparei para vocês, meus 8 truques para a volta às aulas sem stress! Espero que eles te ajudem a organizar tudo por aí e que todos tenham um ótimo semestre!!

Ah, e não esquece de comentar e me contar também se tem algum truque que você usa por aí para se organizar.

Um super beijo, e tchau!!

 

Compartilhar:

 

17
Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

newest oldest most voted
Geize Kellen
Visitante
Geize Kellen

Olá mamãe Amélia, estou sempre lhe acompanhando no instagram e no youtube, adoro suas dicas, e gostaria que você fizesse um post mais detalhado sobre o cardápio de lanches e também compartilhar o quadrinho que você faz de rotina diária das crianças beijos.

samira
Visitante
samira

oi, também gostaria das dicas para a rotina

DENISE DE SOUZA PINTO FERREIRA
Visitante
DENISE DE SOUZA PINTO FERREIRA

Adorei as dicas e já estou compartilhando! Arrasou!!

Graziele
Visitante
Graziele

Olá, adorei o post. Pra nós mães dicas assim são sempre bem vindas. Por favor depois compartilhe conosco o quadro de tarefas das criancas.

Rita
Visitante
Rita

Voltou com tudo o blog! Ótimas dicas!