Olá Amelietes, tudo bem com vocês??

Hoje quero contar como foi o desmame da Julia. Agora que o processo está concluído, posso contar para vocês com detalhes como eu fiz e como eu e ela nos sentimos.

Tudo começou quando a Julia fez 1 ano e de repente se tornou muito mais apegada ao meu peito e a mim, não para mamar, mas para chupetar, toda hora a Julia parava o que estava fazendo e vinha me pedir “tetê”. Eu sempre fui e sou a favor de amamentar até os 2 anos pelo menos, mas a situação em si começou a me deixar esgotada, eu amava e amo amamentar, mas comecei a me sentir mal enquanto fazia, como se fosse uma obrigação. Eu acredito que a amamentação tem que ser prazerosa para as duas partes. Então eu conversei com o Papai Amélio sobre o que estava sentindo e disse que queria começar o desmame, aos poucos, bem lentamente para que ela não sentisse muito. Pensei, qual mamada devo tirar primeiro? De madrugada ela não mamava mais desde os 8 meses, como contei para vocês AQUI, então ela mama pra dormir à noite, e acorda de manhã e mama até pegar no sono de novo… a única que me resta tirar é a durante o dia.

Começamos em um sábado, pois o Papai Amélio estava em casa para me ajudar. Dei a mamada da manhã e depois que ela acordou, quando pediu o tetê eu sentei ela no meu colo e falei: “Filha, agora o tetê da mamãe acabou enquanto é dia, só vai ficar pronto na hora de dormir.”, ela olhou pra mim e disse: “Bô?” e eu disse: “Sim”, e para meu espanto ela simplesmente pediu para descer do meu colo e foi brincar. Fiquei chocada com a maturidade que ela já tinha e eu não sabia, ela já entendia o conceito de acabou. Naquele mesmo dia ela me pediu tetê mais umas duas vezes, e na soneca da tarde ofereci o leite de vaca pela primeira vez ( estou dando o ninho fortificado), e ela não quis de cara. Batemos com fruta e ela tomou como “suco” e depois dormiu com o Pai. Foi um dia meio atípico e ela acabou levando na boa, na hora de dormir, tetê como de costume.

No Domingo de manhã, dei novamente o peito que já estava estourando de tanto leite, porque ela mamou ele pela ultima vez na manhã anterior, e o dia seguiu. Na soneca da tarde, todo o encanto que pairava em minha cabeça de que minha filha já estava aceitando o desmame acabou: ela estava com sono, não queria o leite de vaca, queria mamar peito e eu não podia dar. Resultado? Uma hora de choro dela e meu. Me senti a pior Mãe do mundo. Por que eu estava fazendo aquilo com ela? Ela era um bebê! Não, ela não era um bebê, ela não precisava mais daquilo, ela estava querendo chupetar, queria carinho, afeto, e isso eu podia dar sem meu peito na boca dela. Fiquei mais de 30 minutos balançando ela no colo, em frente a vidraça do meu quarto, olhando pro jardim e chorando com ela enquanto cantava a musica de ninar que ela gosta, e ela adormeceu. Não preciso dizer que morri de chorar depois que coloquei ela na cama né? O que me fez seguir forte é que além de achar que está na hora, tenho meus motivos para querer desmamar, e que são pessoais e íntimos meus, me apeguei neles e enfrentei com fé. Depois que ela acordou oferecemos o leite de vaca e ela aceitou (fiz ele com menos água e ficou mais grossinho, leite ninho é tudo de bom né gente?), foi como se nada tivesse acontecido e só mamou pra dormir novamente.

A tão temida segunda-feira chegou e eu estava sozinha com ela, sem o Pai pra distrair, mas eu acho que o processo pelo qual passamos no domingo a fez entender que realmente a decisão era aquela e não adiantava chorar. Na segunda ela não pediu o peito de dia, na hora da soneca tomou o leitinho dela no copo de transição, deitei com ela na cama e ela se aconchegou perto de mim, perguntou se o tetê acabou e dormiu. Mamou peito pra dormir a noite. Os demais dias seguiram da mesma forma.

Depois de uma semana mais ou menos que ela não mamava mais de dia, decidi tirar a mamada da noite, substitui pelo leite de vaca (que ela já estava tomando numa boa), e depois ela dormiu com o Pai, pois achamos que se ela dormisse comigo era muita tentação não poder mamar e ela ia passar vontade à toa. Deu certo. Ela aceitou sem reclamar. O desmame estava quase completo, meus peitos estavam explodindo de leite, mas minha filha estava feliz e eu também, claro.

Uma semana depois de tirar a mamada da noite, num sábado também tirei a da manhã. Já deixei o leite pronto na geladeira e foi só aquecer do microondas e dar pra ela hora que acordou, ela tomou o leitinho deitada na cama com a gente, virou para o lado e dormiu de novo. E assim tem sido desde então.

O processo todo levou umas três semanas, e foi muito, muito mais tranquilo do que eu imaginava que seria, não sei se por causa dela já entender o conceito de acabou, ou porque ela também já estava preparada para sair do peito. Se sinto vontade de amamentar ela ainda? Sim. Se me arrependi? Não. Eu achei que sair do peito fez com que ela criasse uma independência que ainda não tinha, ela aprendeu a dormir sozinha, aprendeu a receber afeto de uma forma que não envolvesse o peito e está muito mais feliz e menos grudada em mim. Ela brinca tranquila e se mostra super independente, e a Mãe, ah a Mãe tá toda orgulhosa e feliz pois sua princesa está crescendo e já é quase uma mocinha.

Esse foi o meu relato de desmame. Foi a opção que eu escolhi para a minha filha e para mim. Não julgo jamais quem amamenta por 2-3-4 anos, e digo, vocês são guerreiras e merecem meu aplauso em pé. Eu senti que meu dever foi cumprido, amamentei até 1 ano e 3 meses. Já as Mamães que pararam antes ou nem conseguiram, hoje eu entendo o que vocês sentem, e vocês não são e nunca serão menos Mães por isso.

Gostaria de saber como foi com vocês também, conta pra mim aqui embaixo nos comentários. Espero ter ajudado vocês com meu relato. Até a próxima.

Compartilhar:

 


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/papodemamaeame/public_html/wp-includes/functions.php on line 5613

17 respostas para “O desmame da Julia”

  1. Amaysa disse:

    A minha filha tem 1 ano e 2 meses e estou tirando o lm durante o dia mas ta muito difícil pq ela n aceita outro tipo de leite , o que faço?

  2. Jakelaine disse:

    Oi. Quanto tempo seu peito demorou p secar?

  3. Kakelaine disse:

    Adorei . Vou tentar fazer com a minha filha. ?

  4. gisele disse:

    Acabei de desmamar o meu bb com 1e7meses com muita do pois amo este ato e o meu 3filho e todos mamaram em media 1/7 meses hoje quase choro quando vejo ele dormindo sozinho

  5. Rejane disse:

    Mas agora vou na força e na raça!! Hahahah
    Beijo e obrigada

  6. Rejane disse:

    Adorei seu relato! Meu filho está com 1a 7m! Já tirei as mamadas do dia, agora só falta a pior da noite…

  7. Myckaele disse:

    Eu fiz o desmame do meu filho depois que ele completou 1 aninho, e foi super tranquilo, estava decidida, porque ele comia de tudo e o peito era só vício, não dei durante o dia e nem a noite, desmamei logo de dia e a noite, ele vinha me pedir( mamá) eu falava que tinha acabado e que ele já estava grandinho,por incrível que pareça ele só me pediu 2 vezes durante o primeiro dia, e não pediu mais! Foi super tranquilo desmamar meu filho, eu que sofri com meu peito empedrado, fazia compressas de gelo, e aliviava bastante, depois de 3 dias ja estava otima e não me sinto menos mãe por ter tirado o peito dele com 1 aninho. Apesar que eu já sou magrinha e amamentando eu estava quase sumindo!! obs: Ele esta tomando o gagau dele direitinho, dou leite sem lactose com mucilon, e ele adora \o/

  8. mah disse:

    Jenny, eu tb estou sentido que está na hora de desmamar, queria que ele fizesse sozinho, mas pelo jeito não fará. ele tem 01 ano e 5 meses.
    Infelizmente, desde que tentei dar leite ( com 01 ano) ele não aceita de jeito nenhum… não aceita leite, iogurte, nem batido com fruta que ele ama (banana). tentamos até tipo sorvete e ele simplesmente cospe. tudo. Hoje só de sentir o cheiro do leite ninho ja vira a cara (e ja fiz grosso, fino…etc) Esse é meu maior problema. Todos os relatos de desmame substituem o leite por leite! esse é meu dilema.
    Obrigada por compartilhar sua experiência e nos dar força.

    • Jenny Francia (Mamãe Amélia) disse:

      É, não tem jeito, leite é por leite mesmo. Mas continue oferecendo! Pra Julia apresentamos como suco, e depois mudamos o nome para leite. Tenta colocar um docinho junto, tipo mel. Bjs

  9. Thais disse:

    Gostei muito do seu relato, minha filha tem 2 anos e 2 meses e estou querendo desmamar tbm, tenho muito leite chega vazar, gostaria de saber se seu leite diminuiu, tenho medo de parar e empedrar pois já tive mastite na primeira filha e é horrível.

  10. Janaina Cuba do Santos disse:

    Adorei o seu relato, ainda armamento minha filha que ela tem 2 e 5 meses. Estou pensando em fazer o desmame tbm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *