Olá Amelietes, tudo bem com vocês?

 

É com muita alegria que iniciamos essa nova coluna hoje aqui no Blog: Papo de Dentista, que será uma coluna quinzenal e quem vai escrever pra gente é a Dra. Priscila Alencar. O tema de hoje é qual creme dental escolher, duvida não só minha, mas de muitas Mães que chegam à fase dos dentinhos.

 

A limpeza da boquinha da criança deve ser realizada já após o seu nascimento para criar desde cedo o hábito da escovação. Mas qual o creme dental a escolher? Existe uma variação enorme de sabores. Personagens infantis funcionam como atrativos e na sua composição pode ou não conter flúor.

 

É bastante comum os pais questionarem na primeira consulta se o creme dental usado na criança está correto e qual seria a indicação – com ou sem flúor?

 

A Assocação Brasileira e Americana de Odontopedatria determinaram:

– Um creme dental na concentração de 1000 a 1100 PPM de flúor* deve ser utilizado a partir do aparecimento do primeiro dente, nas seguintes medidas:

 

Para crianças até 2 anos**: equivalente a 1/2 grão de arroz cru, duas vezes ao dia;
Para crianças de 2 à 4 anos**: equivalente a um grão de arroz cru, duas vezes ao dia;
Para crianças a partir de 4 anos: equivalente a um grão de ervilha, no mínimo três vezes ao dia.

 

* A concentração do flúor consta na embalagem creme dental – na parte da composição.
** Nas demais escovações pode ser usado: creme dental sem flúor ou a escova umedecida com água.

 

Atenção, papais:

 

Um adulto deve colocar na escova a quantidade correta do creme dental (para evitar excessos e prevenir a fluorose dentária – manchamento dos dentes pela ingestão do flúor) e supervisionar a escovação;
O creme dental com flúor é considerado uma medicação, portanto deve ser mantido fora do alcance das crianças.

 

Quer saber qual a melhor escova para o seu filho? Não perca o nosso próximo post!

 

20.05.15-1

Priscila Alencar tem 30 anos, é Dentista especialista em Odontopediatria pela ABO/RN; Pós-graduada em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN em Dentística Restauradora pela Academia Norte-Riograndense de Odontologia; Odontopediatra do Colégio das Neves; Mãe de uma princesa de 1 ano e 5 meses ela também é Autora do @blog_meudentinho e idealizadora e palestrante do @diadmae.

 

um beijo

 

 

 

 

 

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] (ver post: “Qual a melhor escova de dentes para o meu filho?”) e creme dental com flúor (ver post: “Qual creme dental ideal: com flúor ou sem flúor?) serão indicados. Os dentes, as gengivas, bochechas e língua devem receber toda atenção e […]