Olá Amelietes, tudo bem com vocês?

Hoje é dia de Papo de Dentista e vamos falar sobre quando iniciar os cuidados com a saúde bucal do bebê.

 

A higienização da boca do bebê deve ser iniciada desde o seu nascimento, uma vez ao dia, para estimular o pequeno quanto ao futuro hábito da escovação. Nesta fase de ausência de dentes, alguns métodos podem ser utilizados: a dedeira, escova especializada (existe um fabricante desenvolveu uma escova cuja porção correspondente à cabeça é semelhante à da dedeira, com a vantagem do cabo para um maior apoio), além da fraldinha ou gaze umedecidas em água filtrada ou fervida.

 

Diante dessa variedade, pergunta-se: qual a melhor técnica? É sempre aquela que você domina! Escolha feita, agora chegou a hora de limpar a gengiva* (parte superior e inferior), lábios (parte interna), bochechas e língua.

 

Com o aparecimento do primeiro dente – normalmente o incisivo central inferior (por volta dos seis meses de vida), o uso de escova de cerdas convencionais apropriada para a idade da criança (ver post: “Qual a melhor escova de dentes para o meu filho?”) e creme dental com flúor (ver post: “Qual creme dental ideal: com flúor ou sem flúor?) serão indicados. Os dentes, as gengivas, bochechas e língua devem receber toda atenção e cuidado. A higienização deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia, após as principais refeições.

 

O fio dental é indicado a partir do momento que o bebê apresenta dois dentes na cavidade oral. O seu uso precoce servirá de estímulo e incentivo para a continuidade do hábito ao longo do crescimento até a vida adulta. Você sabia que muitos pais não utilizam o fio dental por preguiça e porque não foram estimulados na infância?

 

Mamãe, não fique aflita com tantas informações. A prática dará segurança e motivação para implementar com sucesso os hábitos saudáveis que falamos acima. Não vale esquecer das visitas frequentes ao odontopediatra.

 

* Na ausência dos dentes, chamamos a região correspondente de rodetes gengivais.

No próximo post vamos responder as perguntas de vocês relacionadas à saúde bucal dos pequenos, podem deixar aqui nos comentários que tentaremos responder todas!

 

 

20.05.15-1

Priscila Alencar tem 30 anos, é Dentista especialista em Odontopediatria pela ABO/RN; Pós-graduada em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela UFRN em Dentística Restauradora pela Academia Norte-Riograndense de Odontologia; Odontopediatra do Colégio das Neves; Mãe de uma princesa de 1 ano e 5 meses ela também é Autora do @blog_meudentinho e idealizadora e palestrante do @diadmae.

 

Compartilhar:

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments